Atendimento nos hospitais do Norte de Minas pode ser comprometido por falta de sangue

0

O estoque da Fundação Hemominas em Montes Claros está em situação crítica e pode comprometer o atendimento aos 38 hospitais credenciados ao serviço de recebimento de sangue, caso não consiga recuperar o banco de doadores. A informação foi confirmada pela responsável pela captação da unidade nesta terça-feira (30); atualmente, o banco de sangue está com 65% a menos de estoque do grupo “O positivo”, considerado o de maior incidência na população brasileira. Já o “O negativo”, denominado doador universal, está 80% menor do que seria o quantitativo ideal.

Para atender as demandas dos hospitais conveniados à Fundação Hemominas, são necessárias 1.500 bolsas por mês. Só a Santa Casa de Montes Claros recebe mais de mil bolsas no mesmo período. Em abril, o mínimo não foi atingido porque apenas 1.300 pessoas doaram sangue.

De acordo com a responsável pela captação de doadores em Montes Claros, Rosana Silva, estatísticas mostram que nesta época do ano, quando as temperaturas ficam mais baixas, o número de doadores cai. Campanhas de vacinas e os resfriados podem ser alguns dos fatores responsáveis pela queda.

“É uma época do ano desafiadora. Gripes e alergias interferem nas condições dos doadores. As campanhas de vacinação contra febre amarela e a imunização do vírus H1N1 também restringem as doações. No caso da febre amarela, a pessoa tem de ficar um mês sem doar”, explica.

Estratégias de captação

Uma mensagem reproduzida pela captadora de sangue nas redes sociais fez com que grupos de estudantes, ciclistas e de mães se mobilizassem para a doação. A mensagem circulou em aplicativos e páginas da Internet.

Hélcia Magalhães faz parte de uma associação de ciclistas em Pirapora, com 85 associados e parte do grupo vai aproveitar o feriado municipal de aniversário da cidade, na quinta-feira (1º), para vir a Montes Claros fazer a doação.

“Nós temos um grupo de WhatsApp e convidamos os ciclistas que tiveram disponibilidade para participar da doação. Cerca de 25 ciclistas já manifestaram interessados e estão aptos para doar. Procuramos ajuda para a cessão de um ônibus. Como desportistas, sabemos da necessidade da doação; todos nós podemos precisar um dia. O resultado da doação de um grupo é muito maior que a iniciativa individual, que também é importante”, incentiva.

Agendamentos e logística

É preciso organizar as visitas diante da distribuição inteligente do estoque. De acordo com a captadora, alguns componentes do sangue, como as plaquetas, tem prazo de validade de apenas cinco dias.

Os interessados em doar devem comparecer ao Hemominas, com um documento oficial com foto e estar bem de saúde. Para se informar sobre os critérios de doação e preparativos, acesse o site da Fundação (www.hemominas.mg.gov.br/doacao).

Os agendamentos podem ser feitos individualmente ou em grupo pelos telefones (38) 3218-7800 ou 7814. O endereço do Hemocentro Regional de Montes Claros é: Rua Urbino Viana, 640, na Vila Guilhermina.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: G1 Grande Minas / Reportagem: Juliana Peixoto)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui