Aula inaugural em Governador Valadares dá início à segunda fase do Capacita Suas

0

A segunda etapa do Capacita Suas teve início nesta segunda-feira (22/05) na cidade de Governador Valadares, Território Vale do Rio Doce, em Minas Gerais. Cerca de 130 pessoas, entre gestores, técnicos e secretários da assistência social, representando 82 municípios estiveram presentes na aula inaugural do curso de “Atualização em Vigilância Socioassistencial do Suas”.

De acordo com o último Censo Suas, realizado em 2016, 88% dos órgãos gestores da política de assistência social no estado não possuem profissionais exclusivos para a vigilância socioassistencial.

A iniciativa da Sedese vem para preencher essa lacuna. “A vigilância é importante para que a gente conheça o nosso trabalho, por meio de indicadores e dados. Ela é um instrumento de gestão e sem ela é muito difícil que política de assistência social avance”, afirmou o chefe de gabinete da Sedese, Ronaldo Camargos.

A mesa de abertura contou ainda com a presença da coordenadora geral da Unis/Fapemig, Nancy Christiane, do professor e coordenador do Capacita Suas da Fundação João Pinheiro, Marcos Assis, e do diretor regional da Sedese em Governador Valadares, Jaime Luís.

Para Simone Fernandes, coordenadora da vigilância socioassistencial na cidade de Governador Valadares, a vigilância produz informações sobre os riscos e vulnerabilidades que afetam os territórios, além de informações sobre os padrões dos serviços ofertados pela assistência e isso é de fundamental importância.

“Dessa forma, a vigilância contribui para o planejamento dos serviços conforme as necessidades da população”, explica Simone.

O objetivo da capacitação dos trabalhadores é aprimorar o trabalho e a gestão nos municípios.

Eliane Alvarenga, secretária municipal de assistência social de Reduto, participou da capacitação no ano passado e explica como foi importante para a gestão da assistência social no município, que enfrentava bloqueio de recursos.

“Nós não tínhamos entendimento do funcionamento do sistema, ele não estava sendo alimentado da forma correta. Quando eu participei na primeira capacitação percebi o que estava errado, conseguimos colocar tudo em prática e desbloquear todos os recursos, que nesse ano já começaram a cair”, afirma Eliane.

A primeira fase do Capacita Suas foi executada nos meses de agosto a dezembro de 2016, com a oferta dos cursos de “gestão Orçamentária e Financeira do Suas” e “Atualização sobre Especificidade e Interfaces da Proteção Social Básica”, em 21 polos de capacitação

Também em Passos, no Território Sudoeste, foi ministrada nesta segunda-feira, a aula inaugural do Capacita Suas, pelo superintendente de Capacitação, Monitoramento, Controle e Avaliação de Políticas de Assistência Social, Jaime Adriano Rabelo.

Nessa segunda fase do Capacita Suas, que acontece entre os meses de maio a julho, nos 21 polos de capacitação distribuídos pelo estado, estão previstas 1.748 vagas, em 45 turmas.

Aula inaugural em Valadares dá início à segunda fase do Capacita Suas (Divulgação/Sedese)

Aula inaugural em Valadares dá início à segunda fase do Capacita Suas (Divulgação/Sedese)

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: Sedese/Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui