Chuva forte causa alagamentos em Montes Claros

0

A forte chuva que atingiu Montes Claros na tarde desta quinta-feira (02/03) deixou alguns bairros alagados. Segundo o Corpo de Bombeiros, até às 15h, 13 chamados para atendimentos foram registradas. Entre eles estão inundações, quedas de árvores e um risco de desabamento no Bairro Vila Guilhermina.

Várias ruas do Bairro São José ficaram alagadas com a chuva. Um trecho da Rua Alan Kardec ficou tomado pela água e impossibilitou o tráfego de veículos no local. Outra rua atingida no bairro foi a Sílvio Teixeira, que também gerou transtornos na região. Dono de um hotel nesta rua, Guilherme Diniz afirma que a chuva durou cerca de 20 minutos, mas foi o suficiente para alagar toda a via.

“Aqui é recorrente esta situação; toda vez que chove fica assim. Trabalho há cinco anos aqui e não vejo nenhuma perspectiva de mudança. Até porque o problema vai além dos bueiros; creio que o problema esteja onde esta água irá parar, que são os córregos da região que não suportam mais este volume”, lamenta.

Moradores reclamaram também da inundação na Avenida Antônio Lafetá Rebelo, no Bairro Santa Lúcia. Alguns falaram que a enxurrada atingiu a via, mas não encontrava pontos de escoamento para o córrego da avenida.

O trânsito também foi prejudicado pelo volume de água no local. O radialista Dhiogo Revert passava pelo local no momento da chuva e teve que se abrigar em um ponto comercial. A água na avenida corria forte e ele, que estava de moto, preferiu não se arriscar na enxurrada; no momento também ventava muito.

“Vento foi tão forte que arrancou as tampas de caixa d’água. Eram quase 14h quando começou a chover forte naquele ponto”.

Alunos da Escola Municipal Egídio Cordeiro Aquinio, no Bairro Independência, tiveram que ser retirados de algumas salas devido inundação. A suspeita inicial é que o esgoto tenha entornado e invadido a sala de aula.

Chegada da Chuva em Montes Claros (Foto: Reprodução/MOC News)

Chuva acumulada

Conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva acumulada nesta quinta em Montes Claros é de cerca de 25 milímetros. A média histórica para o mês de março na cidade é de 120 mm.

Racionamento

Apesar da chuva dessa quinta, Montes Claros vive um período de estiagem que resultou em uma medida emergencial da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). Desde novembro de 2015, todos os bairros do município participam de um rodízio de água.

Segundo a companhia, a estiagem dos últimos anos causou a diminuição do nível de água nos principais pontos de captação da cidade – Rebentão dos Ferros, Lapa Grande e Pacuí – o que prejudicou o abastecimento e justificou o rodízio.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: G1 Grande Minas e O Tempo)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui