Prefeitura de Governador Valadares usa fumacê para combater o Aedes aegypti

0

A prefeitura de Governador Valadares intensificou o combate ao Aedes aegypti e está utilizando o fumacê nos bairros para eliminar o mosquito, que é transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana. O primeiro Levantamento de Índice Rápido por Infestação de Aedes aegypti (LIRAa), realizado neste ano, foi de 9,7%. Segundo o Ministério da Saúde, o índice é considerado de alto risco de transmissão das doenças relacionadas ao mosquito.

De acordo com a prefeitura, em janeiro foram notificados 209 casos de dengue, 45 de chikungunya e 12 de zika. No município, não teve casos de febre amarela. O fumacê foi enviado para a cidade pelo Ministério da Saúde; o veículo lança um inseticida por meio da pulverização, atingindo locais onde o mosquito se esconde. Os trabalhos estão sendo focados, inicialmente, nas regiões do Bairro Santa Rita e Distrito Industrial, além de dois hospitais da cidade. A região do Santa Rita recebe atenção especial depois que foi confirmada a morte de um macaco por febre amarela. A pulverização está sendo feita entre 5h30 e 10h30, enquanto houver notificação. Segundo a prefeitura, é neste horário que o mosquito sai para se alimentar de sangue humano, e como há menos raios solares, o produto tem mais eficácia no combate.

Os moradores dessas regiões devem manter portas e janelas abertas durante a passagem do veículo, e as gaiolas e aquários devem ser cobertas com um pano.

Além do fumacê, 500 casas receberam armadilhas para capturar o mosquito Aedes aegypti. O objetivo é avaliar semanalmente o índice de infestação nos bairros.

O município também lembra que os moradores devem ajudar no combate do mosquito, não deixando água parada em recipientes como vasos de plantas, caixas d’água e piscinas destampadas, além de permitir a entrada dos agentes de endemias nas residências.

Carro fumacê percorre ruas de Governador Valadares para ajudar no combate ao mosquito Aedes aegypti (Foto: Prefeitura de Governador Valadares/Divulgação)

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Via G1 dos Vales)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui