População deve ter cuidado ao instalar antena externa

0

A transmissão de conteúdo televisivo via sinal analógico está sendo gradativamente desativada, e deve ser extinta ainda em 2017. Com a necessidade de instalação de antena externa para que os telespectadores continuem assistindo à programação dos canais abertos, a Cemig orienta a população sobre os riscos de choques elétricos e outros acidentes durante a instalação dos receptores de sinal e de equipamentos similares.

O engenheiro eletricista da Cemig, Demetrio Venicio Aguiar, diz que todo cuidado é pouco durante estes procedimentos. “Os acidentes acontecem porque as pessoas normalmente não tomam os devidos cuidados e não se preocupam em observar a posição da rede elétrica, se está próxima ou não. Somente nos últimos dois anos sete pessoas foram vítimas de acidentes na área de concessão da Cemig, e dois deles foram fatais”, alerta.

Ainda segundo Demetrio Venicio, o ideal é solicitar o serviço a um técnico especializado na área, “pois ele está habituado às ações preventivas de segurança, e as chances de um acidente ocorrer serão bem menores. Além disso, a qualidade do serviço será garantida”, ressalta.

Para aqueles que não dispuserem da ajuda de um especialista, o engenheiro lista algumas recomendações:

– Verifique o posicionamento da rede de distribuição de energia elétrica antes de ir até o local onde a antena será instalada.

– Instale a antena longe da rede de distribuição de energia elétrica, respeitando a distância mínima de segurança de 3 metros em relação ao circuito (quanto mais longe, melhor).

– Passe o cabo da antena rente à parede da edificação e use sempre tubulações adequadas. Opte por fazer as compras em lojas especializadas.

– Utilize torres e estais para a correta instalação de antenas.

– Não utilize materiais flexíveis na instalação, como bambus e canos (PVC, ferro, alumínio), pois há risco da perda de equilíbrio durante a instalação e consequente queda sobre a rede de distribuição de energia elétrica.

– Não utilize o cano da caixa de medição de consumo de energia elétrica (o “padrão”) como base de fixação, porque há risco de choque elétrico.

– Na ocorrência de chuvas, ventos e relâmpagos, não tente fazer a instalação da antena, já que será maior o risco de quedas e choques elétricos.

– Não encoste nem aproxime objetos na rede de distribuição de energia elétrica, pois isso pode causar graves acidentes, inclusive fatais, já que as tensões de operações variam entre 127 e 13.800 volts.

– Use sempre equipamentos de segurança adequados à atividade.

– Nunca instale antenas de TV e rádio, comuns ou parabólicas, próximo à rede de distribuição de energia elétrica. Certifique-se que mesmo em caso de queda esses equipamentos não irão tocar ou se aproximar dos cabos da Cemig.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui