Detentos serram grades e fogem de presídio na RMBH

0

Dez detentos fugiram na madrugada deste domingo (15/1/2017) do Presídio Regional de Ibirité, na Grande Belo Horizonte. Segundo informações da Polícia Militar (PM), um agente penitenciário acionou a corporação, às 8h26, anunciado o desaparecimento dos presos. Em nota, a Seap afirmou que a fuga ocorreu por volta das 3h. Ninguém foi recapturado até o momento. A secretaria disse ainda que “a direção da unidade prisional irá apurar, em procedimento próprio, se houve ilícito administrativo no caso”.

Os detentos escaparam cerrando as grades das celas. Eles usaram uma corda improvisada com cobertores para facilitar a fuga. Em seguida, pularam o muro dos fundos do presídio, passaram pelo telhado de um abrigo para menores e saíram em uma rua lateral. Quatro uniformes vermelhos da Suapi foram encontrados na via, dando a entender que os criminosos fugiram nus, ou que alguém já os esperava do lado de fora com outras roupas.

Dez detentos fugiram do Presídio de Ibirité (Foto: Reprodução/TV Globo)

Ainda de acordo com a PM, o presídio tem capacidade para 102 detentos, mas estava com 148 antes da fuga.

Depois de reunião com o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), no último dia 6, para discutir o sistema carcerário do Estado, em decorrência da rebelião no Presídio Anísio Jobim, em Manaus, o secretário de Administração Prisional, Francisco Kupidlowsky, afirmou que a superlotação em presídios é um problema crônico. “Existiu há 15 anos e vai existir daqui a 10 anos. O que temos que fazer é trabalhar para minorar a superlotação”, afirmou na ocasião.

Minas Gerais tem hoje 69,2 mil detentos. O total de vagas, no entanto, é de 38,5 mil. A situação, segundo o presidente do Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária do Estado de Minas Gerais, Adeílton de Souza Rocha, aumenta o risco de rebeliões. O dirigente afirma que a falta de investimentos para construção de presídios no Estado é a principal causa da superlotação dos estabelecimentos de detenção em Minas.

Detentos deixaram roupas no entorno da unidade (Foto: Reprodução/TV Globo)

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


Confira os nomes e as fotos dos foragidos:

Ozeias Pereira Alves (Foto: Reprodução/Rádio Itatiaia)

Mateus Soterio de Jesus Silva (Foto: Reprodução/Rádio Itatiaia)

Gabriel da Silva (Foto: Reprodução/Rádio Itatiaia)

Rafael Junior da Silva Brandão (Foto: Reprodução/Rádio Itatiaia)

Diego Borges Barbosa (Foto: Reprodução/Rádio Itatiaia)

Honesson Felipe de Sousa (Foto: Reprodução/Rádio Itatiaia)

Ramon Henrique Freitas Faria (Foto: Reprodução/Rádio Itatiaia)

Richard Santana da Silva (Foto: Reprodução/Rádio Itatiaia)

Danilo Ferreira Gomes (Foto: Reprodução/Rádio Itatiaia)

Wesley Natanael Ferreira (Foto: Reprodução/Rádio Itatiaia)

(Fonte: Rádio Itatiaia/Agência Estado)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui