Municípios mineiros se destacam na cadeia produtiva da moda

0

A produção de couro em Dores de Campos, no Território Vertentes, representa 63,8% da produção industrial vinculada à moda no município.  Este é um dos dados de pesquisa inédita feita pela Fundação João Pinheiro (FJP), a pedido da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), com o objetivo de direcionar as ações de fomento à moda em Minas Gerais.

Além das tradicionais botas de couro no estilo country, Dores de Campo se destaca na fabricação de acessórios e selas para montaria (arreios, mantas para cavalos, cintos, rédeas etc).  O seguimento montaria é o carro-chefe nas vendas do município. De acordo com a Associação Comercial e Industrial de Dores de Campos, a cidade abriga cerca de 100 selarias formalizadas e oito curtumes (locais de processamentos de couro cru).

Segundo o gerente de uma selaria, Guilherme Araujo Oliveira, a maior parte das vendas de acessórios e selas é feita pela internet, com encomendas do Brasil inteiro. “Isto representa 80% das vendas somente pelo e-commerce”, relata. Ainda segundo ele, são produzidos, em média, cerca de 60 a 80 selas por mês. Além disso, a fábrica apostou no diferencial em produzir a sela personalizada, de acordo com a preferência do cliente.

O Minas Trend é um dos maiores salões de negócios de moda do Brasil (Pedro Paulo da Luz)

Setor calçadista

Nova Serrana, no Território Oeste, conta com 60,3% da produção industrial vinculada à moda, de acordo com a pesquisa da FJP.  A atividade industrial em expansão reflete diretamente na geração de empregos, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

O município aparecia na lista como a quarta cidade no país em número de contratações, de janeiro a setembro de 2016, totalizando 4.978 novos postos de trabalho – destes, 4.913 são da indústria. No ranking nacional do Caged, Nova Serrana é precedida pelas cidades de Franca/SP (6.217), Juazeiro/BA (5.793) e Cristalina/GO (5.610).

Para o presidente do Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Calçados de Novas Serrana (Sindinova), Pedro Gomes da Silva, “os números indicam o crescimento do polo calçadista na região, consolidando-se cada vez mais importante para a economia de Minas Gerais e do Brasil”.

Couro e moda

Belo Horizonte também se firma como um dos mais importantes polos de moda do país. Eventos como o Minas Trend alavancam negócios de empresas já consolidadas e também daquelas que buscam mercados. A última edição foi realizada em outubro, com apoio do Governo do Estado.

É o caso da marca belo-horizontina NUU Shoes. Segundo a proprietária Marina Mourão Ledarch, a participação no Minas Trend contribuiu muito para alavancar os negócios. “Começamos produzindo calçados, exclusivos, em varejo. A participação no Minas Trend triplicou o volume das vendas, além de trazer maior visibilidade para a marca”, comemora.

Ainda jovem, com apenas um ano meio de existência, a NUU Shoes, com estilo minimalista, também conquistou o gosto de outros principais estados consumidores de moda – São Paulo e Rio de Janeiro.  A maior parte das vendas é feita pelo e-commerce.

Fomento à cadeia produtiva

Diante destes exemplos, o Governo do Estado de Minas Gerais está atento ao potencial promissor da cadeia da moda. Por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais lançou, em novembro, o Programa Codemig de Incentivo ao Micro e Pequeno Empreendedor.

A iniciativa também inclui o setor da moda. O objetivo é fomentar e fortalecer as micro e pequenas empresas mineiras, promovendo seu crescimento e participação no produto interno bruto estadual e nacional. O programa, dividido em duas fases, prioriza dentre outros segmentos o da indústria criativa, entendida como a cadeia produtiva composta pelos ciclos de criação, produção e distribuição de bens e serviços.

“Dentro da indústria criativa vamos focar nas áreas de moda, gastronomia e audiovisual, consideradas estratégicas para o crescimento do estado e já apoiadas pela Codemig em outros contextos”, ressalta o presidente da Codemig, Marco Antônio Castello Branco.

De acordo com ele, o programa vai ao encontro dos principais objetivos estratégicos da Codemig, na medida em que atua para reduzir as diferenças regionais de Minas Gerais e contribui para o desenvolvimento sustentável e integrado do estado.

Serviço

Para participar da primeira fase do Programa Codemig de Incentivo ao Micro e Pequeno Empreendedor, os empresários devem procurar o Sebrae –  www.sebrae.com.br/minasgerais. Outras informações em www.codemig.com.br.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui