“A nossa esperança é que ele está vivo”, diz pai de desaparecido nas Bahamas

0

Mesmo sem ter notícia do filho há 51 dias, o aposentado Sebastião Soares não perde a fé e a esperança de que Renato Soares Araújo, de 31 anos, esteja vivo. Mineiro de Sardoá, ele é uma das 19 pessoas dadas como desaparecidas ao tentar a travessia ilegal do Mar das Bahamas para os Estados Unidos.

O último contato de Renato com a família foi no dia 6 de novembro, quando ele disse a um dos irmãos que estava prestes a embarcar rumo aos EUA. A família conta que sofre com a falta de notícias e ainda com o desamparo das autoridades, que até o momento não fizeram contato nem responderam aos pedidos de informação solicitados.

Esta foi a terceira vez que Renato deixou o Brasil em busca do sonho de ter uma vida melhor nos EUA. A primeira viagem foi em 2004, quando conseguiu entrar ilegalmente no país e trabalhou por cerca de quatro anos e meio até conseguir construir uma casa em Sardoá, retornando então à terra natal. Em junho deste ano, ele decidiu voltar para lá junto com a mulher e o filho, de cinco anos.

“Quando ele voltou em 2008, ficou muito preocupado, porque ele não tinha profissão e não conseguia um emprego fixo, estava numa situação difícil. Depois de casar e de ter filho, ele foi ficando cada vez mais desesperado para ter uma vida melhor, por isso quis se mudar com a família” conta uma das irmãs, Mônica.

Uma das últimas fotos que Renato mandou para o irmão, numa casa em Nassau (Foto: Divulgação)

A segunda ida porém, não correu como o esperado. A esposa Valdélia e o filho Gustavo se entregaram à imigração americana, onde ficaram retidos durante algum tempo, depois foram liberados para irem para a casa de uma irmã de Valdélia numa cidade do estado de Connecticut. Já Renato tentou a travessia pelo deserto e foi preso, ficando 60 dias numa prisão mexicana antes de ser deportado.

“Depois disso, o Renato ficou 15 dias no Brasil, vendeu a casa e decidiu ir novamente, dessa vez pelas Bahamas. Em junho eu disse a ele para não ir, mas depois nem pedi novamente, porque a esposa e o filho dele estavam lá. Ele é muito ligado ao filho, nunca tinha ficado longe dele assim. Apesar de tudo que está acontecendo, a nossa esperança é que ele está vivo”, revela Sebastião Soares.

Como o pai, todos da família acreditam que Renato esteja preso ou escondido. “Se souber que ele está preso vai ser a minha maior alegria, porque sei que algum dia vão soltar e ele vai voltar pra casa. Tenho fé que ele vai passar por essa porteira novamente, e a família vai estar toda aqui para esperar ele chegar”, afirma a mãe, Lindaura.

Ela conta ainda que a nora tem passado momentos difíceis nos Estados Unidos, pois não consegue trabalho por ter que cuidar do filho. “Ela já está abalada pela falta de notícias do marido, está difícil de conseguir dinheiro e ainda não pode demonstrar para o filho o que está acontecendo. Eu conversei com o meu neto, ele disse que sente falta de montar nos bezerros e está esperando o pai chegar para brincarem juntos”, revela a dona de casa.

O drama enfrentado por eles também é compartilhado por outra família de Sardoá. O jovem Márcio Pinheiro de Souza, de 26 anos, também estava com o grupo que pretendia chegar aos EUA pelo Mar das Bahamas.

Marcilene Soares, outra irmã de Renato Soares, conta que as duas famílias estão mantendo contato e buscando informações juntas. “Converso sempre com uma tia do Márcio, trocamos mensagem pela internet, a família dele também está desesperada, sem notícias. Estamos juntos procurando uma resposta, já fomos na Polícia Federal em Governador Valadares, mas até hoje nada. Eu queria pedir às autoridades pra ter misericórdia, trabalhar nesse assunto, encontrar esses meninos, porque a cada dia que passa tá mais difícil”.

Márcio falou com o marido da prima um dia antes de desaparecer (Foto: Divulgação)

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Acesse www.facebook.com/aconteceunovale e clique em curtir.

(Fonte: G1 dos Vales/Zana Ferreira)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui