Polícia Civil de Montes Claros prende homem condenado pela morte do bailarino Igor Xavier

0

A Polícia Civil de Montes Claros apresentou nesta terça-feira (20/12/2016) o homem condenado pela morte do bailarino Igor Leonardo Lacerda Xavier; o crime foi praticado em 2002 na cidade do Norte de Minas. Ricardo Athayde de Vasconcelos, de 61 anos, foi preso na última sexta-feira (16) em um apartamento no bairro Sion, em Belo Horizonte. Ele ficará preso no Presídio Regional enquanto aguarda o julgamento dos recursos da defesa. O processo ainda não foi transitado em julgado.

Ricardo Athayde foi julgado em agosto de 2013 e condenado a 14 anos de reclusão pelo crime de homicídio de Igor Xavier, na época com 29 anos. A defesa recorreu, mas o Tribunal de Justiça confirmou a condenação dele, reduzindo a pena para 12 anos em regime fechado. Na ocasião, o crime tornou-se emblemático por tratar a morte do bailarino com causa homofóbica.

O delegado regional de Montes Claros, Jurandir Rodrigues César Filho, explicou que a prisão aconteceu mediante mandado de prisão, expedido pela vara do Tribunal de Júri de Montes Claros, em virtude da nova decisão do Supremo Tribunal Superior em prender condenados em segunda instância, que aguardavam recurso em liberdade.

“Não houve resistência por parte do Ricardo Athayde, durante a prisão feita pela polícia civil. Ele foi encontrado em um apartamento em Belo Horizonte, em situação de penúria, e ficará em cela especial, mas não em cela individual”.

Ricardo foi condenado pela morte do bailarino Igor Xavier (Foto: Juliana Peixoto/G1)

Ricardo Athayde cometeu o crime em março de 2002, e desde então respondia o processo em liberdade. Ele chegou a ser condenado, mas aguardava recurso.

“Ocorria, neste caso, uma forte sensação de impunidade. A prisão dele demonstra justamente isso, que os criminosos serão responsabilizados penalmente por esses crimes que trazem tanta violência.”

Durante a coletiva, Ricardo apresentava nervosismo e chegou a dizer que não se considera homofóbico, mas não quis conversar com a imprensa.

A família

Marlene Gomes Lacerda Xavier, mãe do bailarino, soube da notícia da prisão do condenado pela morte do seu filho na manhã desta terça-feira (20). Depois de 14 anos, ela demorou a acreditar.

“Eu fiquei sabendo por uma amiga e, até então, eu não estava acreditando. Foi uma grande surpresa. Na última audiência, eu sai muito triste. Além dele não ser preso, ele ainda teve a pena reduzida em dois anos. É um sentimento de agradecimento a Deus. Esta nova mudança no Supremo Tribunal Federal já representa um certo alívio; ascende a esperança que, nestes casos, de crimes violentos, os criminosos serão punidos. Mas a dor nunca vai passar”, completa.

Foto de Igor Xavier guardada pela mãe dele (Foto: Arquivo Pessoal/Reprodução)

(Fonte: G1 Grande Minas/Juliana Peixoto)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui