Casal pioneiro no “namoro virtual” ganha selo de homenagem em Minas Gerais

0

Um casal considerado pelos Correios como pioneiro no “namoro virtual” na década de 1940 foi homenageado nesta sexta-feira (9/12/2016) em Carmópolis de Minas. A empresa prestadora do serviço lançou um selo postal comemorativo aos 70 anos da história de amor, que surgiu a partir do uso do telégrafo. São 12 tipos diferentes.

Os protagonistas são Orígenes José de Menezes e Mariete Vasconcelos de Menezes. Ela é viúva, tem 90 anos e mora em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com a gerente regional dos Correios, Jaurísia de Araújo, a história do casal começou em 1946, quando a funcionária da empresa Bernadete Vasconcelos precisou se afastar do trabalho e a irmã dela, Mariete, assumiu a função.

“Aos 15 anos Mariete foi a primeira mulher a trabalhar no comércio no distrito de Japão de Oliveira, em Oliveira, que foi emancipado em 1948 e passou a se chamar Carmópolis de Minas”, lembrou.

Selo que homenageia casal traz foto do início do casamento (Foto: Correios/Divulgação)

Mariete trabalhou durante dois anos na Casa José Alvim, do empresário José Alvim. Depois, atendendo a um pedido do tio Letorel Gonçalves de Vasconcelos foi trabalhar na loja em Santo Antônio da Serra, Jacuba, no município de Carmo do Cajuru, onde permaneceu por um ano.

Ao voltar a Japão de Oliveira, foi admitida na Casa Ribeiro, onde trabalhou por dois anos e saiu para substituir a irmã. No correio de Japão de Oliveira, Maria Luzia dos Santos, a “Dinha Luzia”, ficou como funcionária durante mais de 30 anos.

Quando ela completou o tempo para a aposentadoria, foi incumbida de providenciar uma substituta. Andou de casa em casa à procura de uma candidata. “Diferente do Banco do Brasil, que não admitia mulheres nos seus quadros, os Correios já não faziam discriminação”, acrescentou Jaurísia.

“Dinha Luzia” não encontrou nenhuma pessoa interessada e, por isso, foi obrigada a convencer a sobrinha Bernadete Vasconcelos a assumir a vaga. Comunicativa e atenciosa, Bernadete exerceu bem o cargo. Muitas famílias do distrito a convidaram para ser madrinha de batismo.

Ela começou a trabalhar em 1945. Por coincidência, no primeiro mês na função recebeu um aumento de salário. Em 8 de dezembro daquele ano houve o recebimento do maior número de telegramas da história da agência. O motivo era os parabéns para os nubentes Francisco Paolinelli e Maria de Lourdes Teixeira.

Conjunto de 12 selos com o tema (Foto: Correios/Divulgação)

A participação da família Teixeira dos Santos na história começa quando o patriarca, Joaquim Teixeira dos Santos, avô materno de Mariete, que era o titular e escrivão do Cartório de Registro Civil do Distrito de Japão de Oliveira, que pertencia a São José del Rei, hoje Tiradentes, dividiu o cartório com a agência dos Correios.

A filha mais velha, Maria Paulina dos Santos, ficou sendo a agente dos Correios. Pouco tempo depois ela se casou com um fazendeiro, abandonou a vida urbana e foi morar na área rural. “Foi aí que houve a substituição pela irmã ‘Dinha Luzia’, que trabalhou até aposentar-se em 1945”, explicou.

Aquela era uma simples agência postal, não uma agência postal telégrafa, como eram chamadas as unidades equipadas com telégrafo. “Os horários de transmissão de telegramas eram de hora em hora. Tendo ou não telegrama para receber ou transmitir, o cumprimento do horário era sagrado. Foi assim que surgiu o primeiro namoro virtual no Japão de Oliveira, entre Mariete e Orígenes, que era telegrafista na agência postal telégrafa de Oliveira”, detalhou.

Orígenes José de Menezes era filho de José Carlos de Menezes, o “Juca Mariano”, e Maria Eulália de Jesus. Nasceu em Forquilha, povoado rural de Carmo da Mata, em 1915. Era o único homem entre oito filhas. Foi morar em Oliveira, onde estudou, aprendeu código morse e foi admitido como telegrafista nos Correios.

A voz de Mariete chamou a atenção de Orígenes. “A paciência de Orígenes chamou a atenção de Mariete. Jaci não tinha paciência para ensinar a nova aprendiz de funcionária do Japão que substituía Bernadete, afastada por problemas de saúde”, disse.

Conversa vai e conversa vem, o primeiro passo foi a troca de fotografias. Os guarda-fios Vicente Custódio Luiz, que fazia a inspeção e manutenção das linhas de telefone e telégrafo, visitava a agência do Japão de Oliveira uma vez por mês. Viajava a pé para inspecionar as linhas. Como responsável pelo trecho, acabou virando o cupido.

Foi Vicente quem levou a fotografia de Orígenes, cuja dedicatória dizia: “A imagem para os seus olhos, o original para o seu coração”.

Vicente não se limitou a apenas entregar. Também falou a Mariete sobre o colega com entusiasmo. Orígenes tinha 31 anos e Mariete era 11 anos mais nova. Ela, por sua vez, também providenciou a sua foto para que o próprio Vicente a levasse e a entregasse ao destinatário.

Mariete Vasconcelos durante comemoração do 90º aniversário (Foto: Correios/Divulgação)

Com Bernadete de volta ao serviço, o problema de Mariete era continuar o namoro, pois o pai dela era muito austero e rigoroso na educação dos filhos. Ele havia impedido que ela fosse para um convento de freiras. Alegou que a moça era muito nova, pois tinha apenas 16 anos. Quando completasse 18 anos, poderia ir.

Quatro anos depois, a reação do pai foi positiva. Ele foi a Oliveira para saber sobre Orígenes, o pretendente. Obteve boas informações. Convidados para uma festa de casamento na família de Orígenes, Moreto, o pai de Mariete, fez questão de ir com a filha e ambos conheceram Orígenes pessoalmente. “Mariete não queria ir, mas tinha que obedecer ao pai. Era o casamento de uma sobrinha de Orígenes”.

Diferente do que costuma acontecer, não foi o próprio Orígenes quem pediu a Moreto a mão da filha Mariete. O agente dos Correios Alberico José Ribeiro foi quem fez o pedido, em nome do colega. O casal ficou noivo e se casou em 6 de setembro de 1947, na Matriz de Nossa Senhora do Carmo, ainda no Japão de Oliveira.

O casal foi morar em Oliveira, onde nasceu o primeiro filho, Wanir Vasconcelos de Meneses. Depois, Orígenes foi transferido para ser telegrafista e agente em Passa Tempo. Lá nasceram Antonio de Pádua Menezes e Maria Eulália de Menezes.

Em 1955, a família se mudou para a atual Carmópolis de Minas. Foi morar na casa da Praça Nosso Senhor dos Passos 113, que Mariete e um irmão herdaram de uma tia. “Coincidentemente, a casa onde eles moraram é hoje a sede dos Correios”.

Nessa cidade nasceram Maria do Carmo Vasconcelos de Menezes, que morreu de Leucemia aos 9 anos; Maria Sebastiana de Menezes; José Carlos de Menezes; Moretson Vasconcelos de Menezes e Maria Isabel Menezes. A última escala de Orígenes como funcionário dos Correios foi a Carmo da Mata, sua terra natal, e onde o casal teve a filha caçula Mariete Menezes.

Ao se aposentar, morou pouco tempo em Divinópolis e depois se mudou para Belo Horizonte e Contagem. Foi assim que o primeiro namoro virtual – hoje bastante comum por meio da internet – teve um final feliz. O casamento de Orígenes e Mariete durou 65 anos. Ele morreu em 2 de julho de 2002.

Em 2015, Mariete completou 90 anos e celebrou em uma festa que reuniu filhos, netos e bisnetos, amigos e parentes.

Homenagem dos Correios

Quem teve a ideia da homenagem foi Maria Isabel Menezes Ribeiro, filha do casal que mora em Divinópolis e que procurou a Gerência de Filatelia local para a preparação da homenagem, que aconteceu na tarde desta sexta-feira. “O evento foi ótimo. Muito bacana mesmo. Teve a presença de músicos e alunos da escola onde minha mãe estudou. Gostei muito do fato de os Correios terem acolhido minha sugestão de homenagem. Eles valorizam muito a preservação de histórias através dos selos”, disse Maria.

Mariete demonstrou muita alegria durante a homenagem. “Fiquei muito agradecida e imensamente feliz com a presença de tantas pessoas queridas. Sinto uma pena que meu querido Orígenses não esteja mais entre nós para receber a homenagem também, pois o correio teve muito significado na vida dele e depois na nossa vida. Foi nele que nos conhecemos e construímos nossa família”, disse Mariete.

Família reunida com a matriarca em comemoração aos seus 90 anos (Foto: Correios/Divulgação)

(Fonte: G1 Centro-Oeste de Minas/Ricardo Welbert)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui