Campanha Novembro Azul alerta para cuidados com saúde do homem em Montes Claros

0

O mês de novembro é mundialmente dedicado a intensificação dos cuidados da saúde do homem. Para atingir o maior público possível, dá-se início à segunda edição do Novembro Azul, em Montes Claros, no Norte de Minas, que visa prevenir e fazer o diagnóstico precoce do câncer de próstata. O projeto é uma iniciativa da Associação Presente em parceria com várias instituições da cidade.

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os brasileiros, e o quarto tipo que mais acomete as pessoas. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se que 61.200 novos casos devem ser registrados no Brasil, este ano.

Para a presidente da Associação Presente, Príscila Bernardina, o preconceito deve ser deixado de lado e a prevenção deve começar o mais cedo possível. “A rejeição ao exame é cultural. Sempre notamos que são as mulheres que marcam as consultas, já que os homens tendem a não cuidar da própria saúde. Muitas vezes o disgnóstico é tardio. Mas, felizmente, isso tem mudado. Eles estão começando a perceber a importância da prevenção”, afirma.

Ainda de acordo com Príscila, um mutirão realizado em abril foi essencial para a vida de muitas pessoas. “Somente nessa ação foram feitos 13 diagnósticos precoce de câncer de próstata. Isso confirma a importância da prevenção e de ações em prol dessa causa”, observa.

E um desses diagnósticos foi do aposentado Manoelito Rodrigues da Silva, de 70 anos, “Eu não sofro dor, graças a Deus, já que a gente vê o sofrimento das pessoas que enfrentam essa doença terrível. Foi muito importante descobrir logo esse câncer”, diz.

Para promover a conscientização, uma vasta programação foi organizada. “Vamos fazer muita palestra informativa. Todos os dias vamos a escolas e estabelecimentos falar sobre o assunto. Nos sábados faremos panfletagem em locais com grande aglomeração de homens. No dia 24 teremos um evento científico voltado para os profissionais da área da saúde. Já no dia 25 terá a ação “Esfiha Amiga”, onde toda a renda será revestida na prevenção do câncer e na compra de uma máquina para a fabricação de perucas”, explica.

A Universidade Estadual de Montes Claros é uma das parceiras da campanha. O Pro-Reitor Adjunto, Antônio Dimas, destaca a importância dessa aliança. “A Unimontes se coloca como parceira de iniciativas como essa, que busquem esclarecer e aumentar a interação das pessoas, além de proporcionar um maior esclarecimento sobre a prevenção”, completa.

Mutirão de prevenção foi realizado em Montes Claros (Foto: Divulgação/Associação Presente)

(Fonte: G1 Grande Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui