Governador Valadares tem segunda escola ocupada por estudantes

1

Cerca de 90 estudantes ocuparam a quadra da Escola Estadual Nelson de Sena, em Governador Valadares, nesta quarta-feira (09/11/2016). Eles protestam contra a tramitação da PEC 55 no Senado, que prevê o congelamento do orçamento da União pelo período de 20 anos. Além da Nelson de Sena, alunos também ocupam a Escola Estadual Dona Arabela de Almeida Costa.

O aluno do 9º ano Victor Mendonça conta que foram realizadas diversas reuniões entre os alunos para decidir em favor da ocupação. Também a diretoria da escola foi consultada, sendo feito acordo para que não fossem interrompidas as aulas.

“Foi uma conversa tranquila, nada agressiva, ao contrário do que a gente esperava. Íamos ocupar na semana passada, mas fizemos acordo para esperar passar o Enem e uma outra prova que foi aplicada na escola no início dessa semana. Passamos uma lista e 87 alunos decidiram participar da ocupação, mas o número pode crescer a partir de agora. Nossos pais estão nos apoiando e hoje pudemos sentir que nossos colegas que não estão participando também nos apoiam, poucos discordam”, afirmou Victor.

Ainda de acordo com o estudante, professores da escola têm manifestado apoio ao movimento. Pela manhã, uma das educadoras fez uma palestra sobre o que é a PEC 55 e os efeitos que trará para a sociedade.

“Além dos nossos professores, também recebemos apoio de professores e estudantes do curso de Direito da UFJF. Eles estiveram aqui conosco mais cedo e afirmaram que vão nos ajudar em qualquer assunto relacionado à área judicial”, concluiu o estudante.

PEC 55

Após ser aprovada pela Câmara dos a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241 recebeu nova numeração e passou a tramitar no Senado, sob a numeração de PEC 55.

A proposta prevê que, nos próximos 20 anos, os gastos da União (Executivo, Legislativo e Judiciário) só poderão crescer conforme a inflação do ano anterior.

A partir do décimo ano, porém, o presidente da República poderá propor ao Congresso uma nova base de cálculo. Em caso de descumprimento, a PEC estabelece uma série de vedações, como a proibição de realizar concursos públicos ou conceder aumento para qualquer membro ou servidor do órgão.

Alunos pretendem manter ocupação até a votação da PEC 55 (Foto: Célio Júnior/Arquivo Pessoal)

(Fonte: G1 dos Vales)

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui