Univale organiza expedição de pesquisadores marcando um ano do desastre ambiental em Mariana

0

O dia 5 de novembro de 2016 marca um ano do rompimento da barragem do Fundão no distrito de Bento Rodrigues em Mariana, de responsabilidade da Samarco/Vale/BHP. Com o objetivo de avaliar os estragos após 365 dias do desastre, um grupo de pesquisadores, alunos e professores da Univale e de outras instituições que pesquisa sobre o tema fará, entre os dias 5 e 7 de novembro, a “Expedição Rio Doce Um Ano Depois”.

A atividade tem início no sábado (5), com um encontro na antiga Feira da Paz, às 14h15, para avaliar a situação do Rio Doce em Governador Valadares. Em seguida, eles visitarão uma comunidade ribeirinha de camponeses em Tumiritinga. No domingo (6), será feita uma visita ao Pico da Ibituruna na parte da manhã e a tarde irão para o Parque Estadual do Rio Doce em Marliéria onde fazem, na segunda-feira (7), às 8h, uma roda de conversa sobre o Parque e os impactos da lama de rejeitos.

De acordo com a professora da Univale, Dra. Renata Bernardes Campos, integrante do grupo, esta expedição é uma forma de manter uma vivência de campo do que estudam nas pesquisas, além de não esquecer do desastre que destruiu o distrito de Bento Rodrigues, atingindo o Rio Doce, que banha nossa região.

O grupo da Expedição Rio Doce é formado pela professora Renata, os professores da Univale, Dr. Haruf Salmen Espindola, Dr. Thomas Werner Jeffré e Dra. Sueli Siqueira, os alunos do Mestrado em Gestão Integrada do Território (Univale), Emília Marilda Cassini, Karla Nascimento de Almeida e Wildma Mesquita Silva, os professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Dr. José Augusto Pádua e Dra. Lise Sedrez, da Universidade Estadual de Goiás – UEG, Dr. Sandro Dutra e Silva, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – Unila, Dra. Marcela Kropf e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro- PUC-RJ, Dr. Rogério Ribeiro de Oliveira. (Isadora Rabello)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui