Diversidade cultural é destaque no II Encontro dos Povos do Espinhaço em Conceição do Mato Dentro

0

O município de Conceição do Mato Dentro, no Território Metropolitano, é palco, a partir desta quarta-feira (12/10/2016), da celebração das culturas populares. até o próximo domingo (16/10), a localidade de Tabuleiro recebe a ‘II Edição do Encontro dos Povos do Espinhaço’. Na oportunidade, uma gama de atores do segmento, como indígenas, caboclos, vaqueiros, agricultores, carapinas, marujeiros, congadeiros, cantadores, raizeiras, benzedeiras, parteiras, artesãs, cozinheiras, entre outros, darão o tom da diversidade cultural que compõe a Cordilheira do Espinhaço. Ao todo, serão aproximadamente 100 mestres e artistas populares, com participação também de agentes culturais e ambientais.

O encontro conta com um método de integração e ocupação dos membros da comunidade e convidados nas atividades. Dessa forma, a programação terá a presença dos membros da comunidade local, convidados comunitários de vilarejos e cidades da Alta e Média Cordilheira do Espinhaço, além de estudiosos e autoridades nas temáticas de “patrimônio imaterial e sustentabilidade”.

Um dos objetivos do evento, que conta com recursos do Fundo Estadual de Cultura, é revitalizar as redes de cultura popular nos perímetros da cordilheira do Espinhaço. “É importante ressaltar que a cordilheira tem diversas cidades históricas que recebem suas vilas de saber. O evento pretende fortalecer o elo entre essas comunidades, grupos e coletivos”, informa Vinícius de Carvalho, um dos idealizadores.

Programação reúne membros da comunidade local, convidados comunitários de vilarejos e cidades da Alta e Média Cordilheira do Espinhaço (Foto: Divulgação/SEC-MG)

Destaques

A programação tem início nesta quarta-feira (12/10), com a abertura oficial, às 18h30, no Éden Clube. No mesmo dia, um cortejo de cultura popular conta com a marujada do Parauninha e banda de pífanos, entre outros convidados. O destaque do dia seguinte fica para a roda de oralidade Vilas do Saber, que irá debater sobre territórios de memória e tradição. Na sequência, é a vez da apresentação de um grupo de batuque de roda.

Além de apresentações artísticas, a sexta-feira (14/10) conta com algumas rodas de conversa, entre elas uma sobre a ancestralidade nos povos tradicionais, a transmissão oral e a perpetuação do saber. No fim do dia, as atenções são voltadas para uma performance musical de Jonnhy Herno, que faz música a partir de sons corporais e se inspira no bioma da cordilheira do Espinhaço.

Às 14h de sábado (15/10), acontece a roda de conversa “Territórios e Desterritorializações – Dinâmicas da ocupação atual dos povos no espinhaço – as águas – o Rio Doce”, com os convidados professor Bebeto (NESTH); Lourival Andrade (Ibeids); Rogério Sepúlveda (Instituto Urucum) e um representante da Cáritas Brasil (Conceição do Mato Dentro). Uma apresentação musical com repertório inspirado nas montanhas e serras do Espinhaço finaliza a programação do dia. O evento chega ao seu final em grande estilo, com um cortejo de grupos de tradição que acontece na tarde de domingo (16/10), com caboclos, folia de reis e brinquedos de boi.

Programação completa



(Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui