Estudantes do IFNMG protestam contra a PEC 241 em Januária e Salinas

0

Estudantes do Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG) participam de uma manifestação nos campi de Januária e Salinas. Eles são contra a PEC 241 (Proposta de Emenda à Constituição), que estabelece um teto para o aumento dos gastos públicos pelos próximos 20 anos. Nesta segunda-feira (10) a PEC foi aprovada em primeira votação na Câmara dos Deputados.

Estudantes dos ensinos médio e superior ocupam, desde a segunda-feira, o campus em Januária. De acordo com os líderes da ocupação, o movimento realiza debates, palestras e oficinas para explicar detalhes sobre a PEC.

“Nosso objetivo maior é fazer um movimento de interação para deixar claro o que realmente está acontecendo acerca desta votação. Nós estamos aqui para esclarecer a população sobre o que vai acarretar esta PEC”, afirma a estudante de administração, Islaine Sobrinho Mendes.

Islaine diz que um grupo de 10 alunos lideram a ocupação na instituição, mas cerca de 200 estudantes aderiram ao movimento e se revezam durante as atividades. “Nós pedimos a instituição para nos ajudar com a alimentação, pedimos professores e também contamos com a colaboração dos pais. Nossa ocupação iniciou ontem e não tem data para encerrar”.

Estudantes participam do movimento em Januária (Foto: Islaine Sobrinho/Divulgação)

Em Salinas os estudantes ocuparam o pátio da instituição. Os organizadores afirmam que os cortes feitos pelo governo já afetaram o internato e também o refeitório do instituto. O movimento Ocupar e Resistir diz que ao longo do dia está previsto assembleia, rodas de debate, apresentação de filmes e documentários.

Em nota, o Instituto Federal do Norte de Minas confirmou que as aulas foram suspensas nos dois campi da instituição, mas respeita o movimento desde que seja feito de forma pacífica.

A nota diz também que o refeitório e o internato do Campus de Salinas permanece em funcionamento. O instituto afirmou também que “está preocupado com as consequências orçamentárias que as atuais medidas políticas podem acarretar caso sejam aprovadas”.

Alunos protestam no IFNMG campus de Salinas (Foto: Herbert Willian/Divulgação)

(Fonte: G1 Grande Minas/Valdivan Veloso)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui