Comércio aposta em liquidações para atrair o consumidor no Dia das Crianças

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O Dia das Crianças se aproxima. Comemorada no dia 12 de outubro, a data é considerada uma das mais importantes para o comércio varejista no segundo semestre, em razão do forte apelo emocional. Para avaliar as expectativas dos empresários do comércio e do consumidor, a área de Estudos Econômicos da Fecomércio MG realizou uma pesquisa em Belo Horizonte, que apontou como as lojas devem se preparar para a data e a pretensão de compra do consumidor. No total, 380 empresas foram entrevistadas e 399 pessoas responderam sobre sua intenção de consumo.

Expectativa dos Empresários

A pesquisa apontou que o período gera um impacto positivo para 31,3% das empresas do comércio varejista da cidade. Isso ocorre em diversos segmentos, tais como: brinquedos; livros, jornais, revistas e papelaria; outros artigos de uso pessoal e doméstico; tecido, vestuário e calçados, supermercados, hipermercados e demais produtos alimentícios.

Dentre as empresas que são impactadas pela data na cidade, aproximadamente 60% acreditam que as vendas este ano serão iguais ou melhores que as do ano passado. Para melhorar as vendas no período, 58,8% pretendem investir em promoções e liquidações para atrair o consumidor; 20,2% farão ações para melhorar a visibilidade da loja; 15,1% buscarão investir em propaganda; 9,2% pretendem utilizar outras opções; 5,9% irão oferecer um atendimento diferenciado; 4,2% pretendem fazer uma diversificação do mix de produtos e 3,4% dos empresários pretendem investir em brindes.

Intenção de Consumo

Em 2016, 51,8% dos consumidores pretendem presentear. Os itens mais procurados para a data serão os Brinquedos (48,3%), Roupas (34,8%), Calçados (9,2%), Chocolates/Doces (8,7%), Lembrancinha (4,8%), Eletroeletrônicos e Jogos (4,8%) e outras opções (2,5%). Os principais estímulos para os consumidores irem às compras são as Promoções (63,3%), Preços Reduzidos (33,3%), Variedade de Marcas e Produtos (21,3%), Atendimento Diferenciado (15,5%), Facilidade de Pagamento (6,8%), Visibilidade da Loja (3,9%), e Prazos Dilatados (1,0%).

Dentre os fatores que devem inibir as vendas, estão: Preços Altos (76,8%), Atendimento Precário (22,7%), Pouca variedade de produtos (19,8%), Preferência por gastar em outras ocasiões (1,9%) e Lojas cheias (1,4%).

Segundo a pesquisa, mais da metade dos consumidores que irão presentar pretendem ir às compras na semana do Dia das Crianças (52,4%) reforçando o perfil do consumidor brasileiro, de deixar tudo para a última hora.

Para o presidente do Sindicomércio Governador Valadares, Hercílio Araújo Diniz Filho, o momento é ideal para estimular o consumidor, e reforçar a necessidade da qualificação da equipe. “O Dia das Crianças é uma data que já prepara o mercado para as festas natalinas. É quando surgem as primeiras contratações temporárias e o comércio volta a ganhar fôlego. O empresário que quiser se destacar deverá traçar estratégias para atrair o consumidor, melhorar a visibilidade da loja, e lançar campanhas promocionais”, ressalta.

(Aline Figueiredo/Sindicomércio Governador Valadares)

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