Município do Leste de Minas tem mais eleitores que habitantes

1

Com pouco mais de três mil habitantes, o município de Córrego Novo, no Leste de Minas, possui 202 eleitores a mais que moradores, de acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral. O chefe da 72ª zona eleitoral do Cartório de Caratinga, Arilson Oliveira de Carvalho, informou que até maio deste ano, a cidade contabilizava 3.234 títulos eleitorais aptos a participarem das eleições de 2016, porém de acordo com o IBGE, a população estimada é de 3.032.

O chefe do cartório esclareceu que esta diferença não é irregular e que é comum acontecer em municípios menores. Ainda segundo ele, para diminuir essa desproporção foi realizado em 2015 um recadastramento dos eleitores por biometria digital. Os moradores que não comparecerem tiveram o título cancelado.

“Não é a primeira vez que ocorre essa diferença no município. De setembro a dezembro de 2015 foi feito uma revisão dos títulos. Quem compareceu teve que comprovar o vínculo de voto na cidade. Os eleitores foram convocados por meio de edital, ligações telefônicas e também cartas. Na época, foram cancelados 1172 títulos”, disse.

Arilson explica que a Lei Eleitoral N° 9.504/97 retrata a exigência da revisão eleitoral em casos onde o número de eleitores é superior a 65% da população projetada pelo IBGE.

“Devido a proximidade com o Vale do Aço muitos eleitores tem família que moram em Córrego Novo, mas os filhos e netos já mudaram para outras cidades. Porém, esse vínculo familiar com a cidade justifica eles manterem o voto”, relatou.

É o caso do cobrador Washington Luiz Martins de Lima. Atualmente ele mora em Timóteo, mas continua votando em Córrego Novo porque mantém ligação com a cidade por meio de familiares.

“Nasci e fui criado em Córrego Novo, desde 16 anos voto lá. Minha família é lá, portanto quero manter meu voto no município. Mudei para o Vale do Aço, por conta do trabalho, mas não justifica a transferência de voto”, explicou.

Denúncias

Mesmo após o recadastramento e o cancelamento de diversos títulos na cidade, está em tramitação na Comarca de Caratinga, mais de 150 processos de denúncias de possíveis uso de documentos falsos durante as eleições em Córrego Novo.

Segundo o chefe do cartório, todos os processos serão julgados pelo juiz eleitoral até antes das eleições municipais e dependendo da sentença o eleitor pode ter o título cancelado e ser impedido de votar no próximo dia 2 de outubro.

(Fonte: G1 dos Vales)

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui