O Cruzeiro desperdiçou oportunidade de ouro para sair da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro ao empatar por 2 a 2 com o Coritiba, neste domingo (14/08), no Independência, pela rodada de abertura do returno. O time celeste até começou bem contra seu concorrente direto na parte de baixo da tabela, quando Rafinha, aos 2min, abriu o placar. Porém, ainda no primeiro tempo, o Coxa virou com gols de Kazim e Juan. Na etapa final, Ramón Ábila deixou tudo igual, mas os comandados de Mano Menezes não conseguiram superar a retranca adversária e amargaram novo tropeço como mandante.
Com mais um resultado ruim em casa, a Raposa permaneceu na 18ª colocação, somando 20 pontos, e tentará a recuperação no próximo domingo, às 18h30, contra o Figueirense, no Orlando Scarpelli, em Florianópolis. No mesmo dia, o Coritiba, em 16º (22 pontos) receberá o Santos no Couto Pereira, às 18h.
Cruzeiro empatou com o Coritiba no Independência (Foto: Pedro Vilela/Light Press/Cruzeiro)
O jogo
A bela jogada de De Arrascaeta que terminou em gol de cabeça do baixinho Rafinha, de 1,66m, contra seu ex-clube, deu indícios de que o Cruzeiro seria avassalador diante do Coritiba no Independência. Afinal, fazer 1 a 0 logo aos dois minutos de partida com um esquema tático extremamente ofensivo – apenas Henrique como volante – é para deixar qualquer torcedor animado e esperançoso em ver uma goleada. Mas o Coxa, de maneira muito cuidadosa e eficiente, tratou de complicar o jogo da Raposa.
Aos 19min, num escanteio cedido por Edimar, Raphael Veiga cobrou no primeiro poste, Amaral desviou de cabeça e o turco Kazim golpeou de voleio. A bola desviou em Bruno Rodrigo antes de entrar: 1 a 1. No lance, Kazim sentiu dores na parte posterior da coxa direita e acabou substituído por Vinícius.
O Coritiba não encarou dificuldades ao perder seu camisa 10. Continuou forte defensivamente e disposto a puxar contra-ataques. Na velocidade de Neto Berola, que deu caneta em Henrique e foi derrubado por Bruno Rodrigo, o time paranaense conseguiu boa chance em cobrança de falta. Juan cobrou com categoria, no ângulo esquerdo de Fábio, e virou o jogo aos 27min: 2 a 1.
Aos 34min, o goleiro Fábio, machucado, pediu substituição. Lucas França entrou na partida e precisou trabalhar aos 40min, quando desviou com a ponta dos dedos a “bomba” do lateral-direito Dodô. A arbitragem, no entanto, não viu o toque do camisa 37 e marcou tiro de meta. E o Cruzeiro, apesar da ampla superioridade na posse de bola (67% a 33%), não conseguiu ir para o intervalo com pelo menos um empate.
A igualdade celeste só veio no segundo tempo. Dos pés de alguém acostumado a fazer gols. Ábila estava no lugar certo quando o goleiro Wilson espalmou chute de Rafael Sobis, após cruzamento de Ezequiel. O argentino marcou seu primeiro gol com o pé direito e empatou para a Raposa aos 4min: 2 a 2.
O Cruzeiro teve mais de 40 minutos para tentar a virada. Contudo, esbarrou na falta de inspiração. As melhores oportunidades saíram dos pés de Ábila, Willan e Marcos Vinícius – os dois últimos acionados no segundo tempo –, mas Wilson apareceu bem sob a meta paranaense e garantiu o resultado que manteve o Coritiba fora do Z4.
(Fonte: Super Esportes / Reportagem: Rafael Arruda)