América perde para o Fluminense em Cariacica

0

Em batalha para escapar do rebaixamento, América teve sequência positiva quebrada pelo Fluminense, na manhã deste domingo (14/08), pelo rodada de abertura do returno do Campeonato Brasileiro. Com estratégia defensiva, o Coelho dificultou as investidas do Tricolor durante a partida no Estádio Kléber Andrade, em Cariacica, no Espírito Santo, mas pagou pela ineficiência no ataque e acabou derrotado por 1 a 0. O gol foi marcado por Henrique Dourado, em bela finalização de primeira, a 1 minuto do segundo tempo.

Com o resultado, o time mineiro volta a perder após três jogos e segue na lanterna da Série A. Nas rodadas anteriores, o América mostrou reação depois de sete derrotas seguidas e conseguiu empates com Grêmio e Sport, além de triunfo sobre o Santos. A equipe de Enderson Moreira – terceiro treinador a assumir o cargo no campeonato – soma apenas 13 pontos em 20 partidas disputadas. Já o Flu chega a 28 pontos, na 9ª colocação, antes da conclusão da 20ª rodada.

Na próxima rodada do Brasileirão, o América enfrenta a Chapecoense. O jogo está marcado para a sexta-feira que vem, às 21h30, no Independência, onde o Coelho conseguiu as únicas três vitórias na competição. O Fluminense, de Levir Culpi, visita o Santa Cruz no Arruda, em Pernambuco, no sábado.

América perdeu para o Fluminense em Cariacica (Foto: Divulgação/Fluminense)

Flu domina primeiro tempo e tem gol anulado

O Fluminense dominou a partida no primeiro tempo, com ampla vantagem na posse de bola, e pressionou bastante o América. No entanto, o time mineiro apostou em estratégia cautelosa, se manteve firme na marcação, conseguiu boas roubadas de bolas no meio-campo e dificultou as investidas adversárias. Osman e Matheuzinho participaram de boas jogadas em velocidade, mas não tiveram êxito nas conclusões. Também com dificuldade para finalizar a gol, o Tricolor teve os melhores lances criados por Gustavo Scarpa.

Aos 23 minutos, o meia do Flu protagonizou belo lance em Cariacica. Ele partiu em contra-ataque, viu o goleiro João Ricardo adiantado e, do meio-campo, arriscou o gol por cobertura. A bola, porém, saiu à esquerda do gol. Quatro minutos depois, outra boa jogada de Scarpa, que avançou bem pela ponta direita e cruzou na área. Henrique Dourado aproveitou, se antecipou a Alison e tocou de cabeça no canto. João Ricardo saltou e fez ótima defesa, espalmando para o lado esquerdo. No rebote, a zaga americana conseguiu afastar o perigo.

O América ameaçou o Fluminense pela primeira vez apenas aos 41 minutos, em chute de Jonas, defendido por Diego Cavalieri. Nos instantes finais da etapa, o Fluminense teve um gol anulado. Gustavo Scarpa, novamente, levantou a bola para a grande área com precisão, e Wellington completou para a rede. A arbitragem assinalou impedimento do atacante, mas quem estava em posição irregular no lance era Henrique Dourado, que não participou da jogada.

Dourado decreta revés americano

Após reclamação do gol anulado, o Fluminense partiu com tudo no início do segundo tempo e abriu o placar logo no primeiro minuto. Livre pela esquerda. William Matheus recebeu lançamento de Scarpa e cruzou Henrique Dourado, na área. A bola veio a meia altura, o centroavante arriscou o chute de primeira e acertou o canto direito de João Ricardo, marcando belo gol: 1 a 0.

O América não teve outra alternativa além de abrir em campo. A equipe conseguiu finalizações de fora da área sem grande perigo, como na falta cobrada por Danilo Barcelos, desviada a escanteio por Cavalieri. Aos 15 minutos, o técnico Enderson Moreira resolveu alterar o ataque e colocou Sávio no lugar de Matheusinho. Pouco depois, entrou Diego Lopes na vaga de Michael, no meio de campo.

Apesar das alterações, o Coelho seguiu inoperante e sem criatividade e quase levou o segundo gol aos 29 minutos, depois de erro da zaga na saída de bola. Wellington lançou Henrique Dourado, que invadiu a área e, cara a cara com João Ricardo, perdeu chance incrível, mandando à esquerda da meta. O América só voltou a assustar aos 38min, em cobrança de escanteio batida fechada por Danilo Barcelos. O time americano foi para frente até o fim do jogo, mas o Fluminense não deu espaços e garantiu a vitória no Espírito Santo.

(Fonte: Super Esportes / Reportagem: José Cândido Junior)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui