Pokémon Go: A tecnologia do game de celular febre no mundo

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Pokémon Go é sem dúvidas o maior atrativo para celular do mundo. Quem o utiliza não para. Quem não o utiliza está ansiosamente aguardando.

O principal atrativo do jogo é a Realidade Aumentada (RA), que nada mais é a interação de objetos virtuais com o mundo real, que permite que os usuários capturem os bichinhos enquanto caminham pela cidade.

Não é de hoje a Realidade Aumentada. A tecnologia não serve apenas para jogos e pode ser aplicada em várias áreas do conhecimento. Daí vem a importância do jogo para ampliar a ideia da tecnologia que o constitui.

Pokémon Go ainda não foi lançado no Brasil (Foto: Divulgação)

Mas de onde veio a Realidade Aumentada?

De forma simples, pode-se dizer que surgiu de algo simples: etiquetas. Começaram a ter problemas com os códigos de barras na tarefa de carregar todas as informações que se queria obter através de sua leitura. Por isso, foi criado o código duas dimensões (2D), para que mais informações possam ser armazenadas. O que isso tem a ver com a Realidade Aumentada? Tudo. Os responsáveis por projetar objetos virtuais no mundo real são os códigos 2D, com melhoras nas informações, maior precisão, amplia a interatividade e novas tecnologias sendo propiciadas para utilização. Na Realidade Aumentada combinam-se um código de duas dimensões com um programa de computador.

Então como funciona o jogo? Simples. Utiliza-se três componentes para a existência da Realidade Aumentada no jogo:

1. Objeto real com algum tipo de marca de referência, que possibilite a interpretação e criação do objeto virtual;

2. Câmera ou dispositivo capaz de transmitir a imagem do objeto real;

3. Software capaz de interpretar o sinal transmitido pela câmera ou dispositivo.

Não podemos contestar que o jogo é um sucesso absoluto em poucos dias de existência. Ele já proporcionou situações um tanto curiosas, como por exemplo, um homem registrou o momento em que capturava um Pidgey, enquanto sua mulher estava tendo um filho. Na Austrália, algumas pessoas invadiram uma delegacia atrás dos monstrinhos. Há registros também de que algumas pessoas caíram na rua ou bateram o carro por causa do jogo.

Em menos de uma semana a empresa Nitendo responsável pela criação do jogo disparou as suas ações no Japão, além de se tornar em tempo recorde o app mais lucrativo para Android e iOS, faturando milhões de dólares.

O aplicativo foi lançado na última semana nos EUA, na Austrália e na Nova Zelândia. Outros países começaram essa semana. Em breve no Brasil. Haja bateria, mas vamos ao jogo!

QUEM É BRUNO TOLEDO?

Professor de Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, natural de Governador Valadares, cidade localizada no leste de Minas Gerais. Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Vale do Rio Doce – UNIVALE, Pós Graduação em Informática na Educação pela Universidade Federal de Lavras – UFLA e Licenciatura em Matemática pela Faculdade de Nova Venécia – UNIVEN. Mestrando em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade FUMEC em Belo Horizonte. Atuou com coordenação de curso superior de Informática no Instituto Federal de Minas Gerais. Desenvolve projetos na área de tecnologia envolvendo informática na educação e também computador e sociedade. Amante de futebol e de tecnologia, hoje integra a equipe do Portal ACONTECEU NO VALE, onde trará um pouco de sua experiência na área de tecnologia.

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