Conceição do Mato Dentro promove ação para acabar com a violência contra o idoso

0

O dia 15 de junho, próxima quarta-feira, é o Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra o Idoso e Conceição do Mato Dentro vai se mobilizar em prol dessa causa. Atividades especiais estão sendo preparadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social por meio do CRI – Centro de Referência do Idoso.

Na parte da manhã, uma passeata vai percorrer as ruas do centro da cidade para chamar a atenção do público para o tema. A concentração está marcada para as 8h30 no CRI. Às 11h30 será feita uma blitz educativa na Avenida JK, em frente ao Posto do Xistinho, incentivando os bons tratos à pessoa idosa e conferindo o selo de “Amigo do Idoso” àqueles que fizerem jus ao título.

À tarde as atividades continuam no Mercado Municipal. Uma sessão cinema está marcada para às 16 horas com o curta-metragem “A Grande Viagem”. Uma história emocionante contada pelo neto de seu Mário, diagnosticado com Alzheimer. E logo após, o antigo grupo de seresta Zé Teiado finalizará a programação com muita alegria. Estão todos convidados!

Você sabia?

Não apenas a violência física e psicológica são praticadas contra o idoso. O diagnóstico feito em CMD mostra que são várias as formas de opressão e coerção a pessoa idosa.

1 – Abandono: grande parte dos idosos mora sozinha na zona rural. Com a saída de casa da população mais jovem em busca de trabalho, os idosos enfrentam a solidão, privados de direitos e, principalmente, da convivência familiar.

2 – Exploração da mão de obra e financeira por membros da família: diante da realidade do trabalho dos mais jovens, o idoso permanece com os netos como cuidadores e corresponsáveis pela manutenção da família.

3 – Exploração financeira por bancos e financiadoras e comércio: por causa do desconhecimento dos idosos, há uma indução por parte das instituições financeiras a fazer empréstimos ou garantir vendas superfaturadas.

4 – Violência física por parte da família: há relatos de agentes de saúde que mencionam esta dura realidade.

5 – Violência psicológica: idosos são coagidos, ameaçados para não falarem que sofrem maus tratos.

6 – Falta de afetividade por parte da família: além de enfrentarem a solidão domiciliar, na maioria dos casos, quem cuida dos idosos são vizinhos e não os familiares.

7 – Problemas de saúde: alguns próprios da idade, outros adquiridos por maus hábitos alimentares ou exposição excessiva aos fatores naturais.

O Diagnóstico Municipal do Idoso é resultado de uma parceria entre Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, o Conselho Municipal do Idoso e o Programa Parceiro do Idoso do Banco Santander.

Denuncie

Se você tem ciência do sofrimento de algum idoso, seja por qualquer um dos problemas descritos acima ou outros, não se cale. Denuncie para que estes cidadãos sejam atendidos e acolhidos. Você não precisa se identificar.

CRI: (31) 3868-2880
Disque Direitos Humanos: 0800 031 11 19
Disque Direitos Humanos: 100

(Loriane Fogaça)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui