Passeio de Maria Fumaça marca passagem da Tocha Olímpica por São João Del-Rei e Tiradentes

0

A população de São João del-Rei acordou cedo neste domingo (15/5). Milhares de pessoas lotaram as ruas da cidade para acompanhar a passagem da Tocha Olímpica Rio 2016 em seu nono dia de tour por Minas Gerais.

Nos principais pontos turísticos, manifestações artísticas e culturais saudavam a passagem da chama, símbolo do esporte. Em seu trajeto, a chama olímpica passou pelas igrejas de Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora do Rosário e de São Francisco, além da Basílica do Pilar.

Durante a passagem do revezamento pelo centro histórico, a Tocha Olímpica foi saudada pela virada dos sinos. Em seguida, a chama partiu para a Estação Ferroviária de onde seguiu para Tiradentes na tradicional Maria Fumaça.

O trem – remanescente da linha inaugurada em 1881 por Dom Pedro II, a Estrada de Ferro Oeste de Minas – foi um importante corredor logístico para o transporte da produção agrícola e industrial do país. Atualmente, a Maria Fumaça é uma atração turística da região. O complexo ferroviário é tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional.

Vocação gastronômica

Bastante movimentados em dias normais, os restaurantes de Tiradentes encontraram uma motivação a mais para a passagem da Tocha Olímpica pela cidade. A chef de cozinha Cíntia Dellalibera aproveitou a oportunidade para criar pratos novos para seus clientes.

Inspirada nas cores da bandeira do Brasil, ela criou o suco olímpico – que reúne maracujá, abacaxi e hortelã – e o omelete olímpico – uma combinação de ovos e salada. A tapioca de banana da terra com canela é outro prato elaborado para a passagem do símbolo olímpico por Tiradentes. “A tapioca é uma iguaria que só existe no Brasil, então nada melhor que oferece-la durante a passagem da chama olímpica”, contou.

O objetivo da inovação no cardápio foi homenagear o momento histórico para a cidade. “Queremos reverenciar a passagem de um símbolo tão importante do esporte por Tiradentes. Por isso, os pratos especiais serão servidos neste domingo”, afirmou.

Galeria de Fotos

(Agência Minas / Foto: Marcelo Sant’Anna/Imprensa MG)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui