Piloto de parapente fará voo livre com a tocha olímpica em Governador Valadares

0

Em 1993, o policial militar Moisés Sodré foi escalado para compor a equipe de salvamento durante uma edição de campeonato de voo livre em Governador Valadares. O que poderia ser apenas mais uma missão, acabou por dar novo rumo à vida dele, pois o policial se apaixonou pelo esporte. Desde então, Moisés Sodré, popularmente conhecido como Móka, acumula 22 anos de voo livre, dois títulos de campeão brasileiro, três de vice-campeão brasileiro, além de títulos estaduais, municipais e recordes em competição.

E este currículo esportivo está prestes a ganhar um novo e importante capítulo. Nesta quarta-feira (11/5), Móka será um dos condutores da tocha olímpica. Mais que isto, ele será o único no país a levar a chama em um voo de paraglider, que descerá do Pico da Ibituruna até a Feira da Paz, de onde terá início o revezamento da tocha por um percurso de 13 quilômetros, passando por diversos pontos importantes do município.

– Governador Valadares está para o voo livre, assim como o Havaí está para o surfe. E eu voo há 22 anos e nunca ouvi falar que alguém voou com a tocha olímpica, pois isso a responsabilidade é grande e o prazer é enorme. É muita emoção – , define Móka.

Nesta segunda-feira (9) o atleta provou um pouco da sensação de segurar a tocha olímpica durante entrevista coletiva realizada pelo Comitê Olímpico Rio 2016 para detalhar os últimos preparativos para o evento.

Com a tocha nas mãos, ele comunicou aos amigos a alegria que viverá daqui dois dias. – Eu já havia recebido a notícia de que voaria com a chama há cerca de um mês, mas não contei nada para não estragar a surpresa. Mas agora já pode revelar -, afirma.

Como ele carregará a tocha, o voo será pilotado por outra pessoa. O piloto e instrutor de voo Rodrigo Fazzolo é quem estará responsável por conduzir o paraglider, levando Móka e a chama até a Feira da Paz.

O Pico do Ibituruna é o local onde Móka voou nas últimas duas décadas, além de também ter servido de cenário para as fotos do casamento dele, realizado em 2010. Mas depois que fizer o voo com a chama, ele garante que sua relação com a montanha ficará ainda mais forte. – É um local que faz parte da minha história e isso é algo muito marcante. Eu não acredito que a nossa geração vá ver outros Jogos Olímpicos no Brasil, mas eu poderei dizer que fui parte desta história -, comemora o atleta.

Moisés Sodré será o único no país a transportar a tocha olímpica em voo livre (Divulgação)

Percusso da tocha em Governador Valadares

1 – Tudo começa na Estação Olímpica! O condutor dará duas voltas na pista de atletismo com a Tocha Olímpica;

2 – De lá, ela vai de helicóptero até o Pico da Ibituruna;

3 – Lá do topo, a Tocha desce de parapente até a Feira da Paz;

4 – Aí, então, ela começa seu percurso pelas ruas da cidade: Avenida Minas Gerais, Rua Marechal Floriano, Rua São Paulo, Avenida Brasil, Rua Marechal Deodoro, Marechal Floriano, Rua José Luiz Nogueira; de volta a Avenida Brasil, Rua Pascoal de Souza Lima até a Rua Moreira Sales, Rua João Dias Duarte, Rua Juiz Jose de Paz Lemos; pega a esquerda até a rua paralela à BR 116, pega a Avenida JK até o horto e entra no mergulhão para a Rua Bahia; depois, Rua Israel Pinheiro, Av. Minas Gerais, Rua Sete de Setembro, Rua Osvaldo Cruz, Rua Afonso Pena, Rua D. Pedro II e, finalmente, Israel Pinheiro;

4 – A Tocha segue pela Israel Pinheiro até a Açucareira, o local da Celebração, das apresentações culturais e da exibição pública Tocha Olímpica.



(Fonte: Globo Esporte / Repórter: Zana Ferreira)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui