Duas pessoas são presas em Conselheiro Pena por fraude contra o INSS

0

Duas pessoas foram presas por estelionato na tarde desta quinta-feira (5/5) em Conselheiro Pena e levadas à sede da Polícia Federal em Governador Valadares. As prisões são fruto de um trabalho conjunto da PF e Polícia Civil, que investigavam fraudes em instituições bancárias.

“Estávamos investigando um estelionato feito contra instituições bancárias e cruzou que algumas investigações estavam sendo feitas também pela Polícia Civil. Trocando informações, a gente conseguiu delinear que era o mesmo grupo fraudando instituições financeiras. Na data de hoje a gente conseguiu informações de que iriam realizar fraude na Caixa Econômica Federal, que é a atribuição da Polícia Federal. Numa diligência conjunta com a Polícia Civil, demos flagrante em duas pessoas que foram conduzidas para a sede da PF em Governador Valadares, explicou o delegado da PF, Jesse James Rodrigues Freire.

Durante a ação, os policiais presenciaram uma senhora de 56 anos sacando cerca de R$ 20 mil em espécie, na boca do caixa, mas foi verificado que o documento de identidade apresentado por ela era falso. Diante disso, ela foi abordada e presa em flagrante. Um jovem de 30 anos havia chegado com ela, mas ambos tentaram disfarçar que se conheciam. O jovem teria alegado que estava no banco para sacar dinheiro, pois iria viajar para o Espírito Santo.

“Perguntado sobre a conta bancária, ele forneceu cartão e o gerente informou que o cartão estava cancelado há três anos; foi quando a suspeita aumentou. Dentre os documentos dele, encontramos fotografias, inclusive da autora que foi presa. Aí mostrou o liame subjetivo e ele foi preso em flagrante”, informou o delegado da PC, Douglas Ferraz Veloso.

Investigações

Segundo ele, as investigações da PC apontavam que pessoas de outras comarcas estariam se deslocando até a comarca de Conselheiro Pena e solicitando benefício do INSS no teto máximo, em torno de R$ 20 mil. Analisando a documentação apresentada, verificou-se que eram falsos os documentos com os quais havia sido sacado o benefício anteriormente.

De acordo com Douglas Ferraz, o mentor do golpe é o jovem Renato Bernardes Silva, de 30 anos, que teria aliciado a senhora Geni Alves da Cunha, de 56, além de outros idosos que, utilizando documentos falsos, sacavam benefício do INSS. Segundo o delegado, o mesmo jovem, que é estudante de direito, foi preso há cerca de dois meses também por estelionato.

“Há aproximadamente dois meses ele foi preso pela PC por veículos clonados circulando em Governador Valadares. Por acaso, fui eu que efetuei a prisão em flagrante e o encaminhei ao presídio. Agora, ele já estava em liberdade novamente e continuou a prática de crimes de estelionato, que é o forte dele”, destacou Douglas Ferraz.

O jovem e a senhora foram presos em flagrante e encaminhados para o presídio de Governador Valadares.

Dupla foi presa em Conselheiro Pena (Foto: Divulgação / Polícia Civil)

(Fonte: G1 dos Vales)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui