A Polícia Civil de Minas Gerais desencadeou hoje (6/5), durante a madrugada, a operação Zênite, na microrregião de Ipatinga, que culminou com o cumprimento de 68 mandados de busca e apreensão, 27 mandados de prisão de investigados soltos e 13 mandados de prisão de investigados que já foram presos anteriormente em razão desta mesma operação.
O nome Zênite se refere ao auge, apogeu, ponto culminante desta investigação que durou quase um ano, que ocorreu justamente hoje, com os cumprimentos dos mandados judiciais.
A operação contou com a participação de quase 200 policiais civis, cerca de quarenta viaturas, um helicóptero e o canil. Foram apreendidos 18 porções de maconha, oito pedras de crack, cinco motocicletas, um automóvel e a quantia aproximada de R$ 1.500.
Ao longo das investigações, foram apreendidos cerca de 110 porções de maconha, que estavam em posse de Lorena Lúcia Ribeiro Alves, em setembro de 2015; uma pedra de crack de aproximadamente 500 gramas, com o investigado Nilson Liberato de Souza, em novembro de 2015; 48 quilos de maconha, pertencentes a Joanderson Caldeira de Brito, em dezembro de 2015.
Durante a prisão de Joanderson, com um quilo de pasta base de cocaína, que ocorreu na cidade de Caratinga em janeiro de 2016, foi descoberto, ainda, um laboratório de fabricação de drogas, gerando a apreensão de diversos materiais e produtos destinados a este fim.
27 pessoas foram presas durante a operação (Foto: Divulgação / Polícia Civil)
(Fonte: Polícia Civil)