América vence o Uberlândia e retorna ao G4 do Campeonato Mineiro

0

O jejum de cinco jogos sem vitória foi quebrado pelo América na tarde deste sábado (26/3), na Arena Independência. Com total superioridade em campo, o Coelho venceu o Uberlândia por 1 a 0 e retornou ao grupo dos quatro primeiros colocados do Campeonato Mineiro. O gol do time americano foi marcado pelo meia Rafael Bastos, aos 11 minutos do primeiro tempo. Com a vitória, o time americano subiu para 14 pontos na tabela e retornou ao G4 do Estadual. Agora, o Coelho volta a campo no dia 3 de abril (domingo), às 18h30, contra o Boa Esporte, novamente na Arena Independência, em confronto válido pela 10ª rodada do Estadual.

Antes da partida, o capitão Leandro Guerreiro recebeu uma homenagem pelos 100 jogos disputados com o manto do Coelhão. O presidente do Clube, Euler Almeida de Araújo, integrante do Conselho de Administração, fez a entrega de um belo cartão de prata ao jogador, destacando sua dedicação ao Clube e respeito ao América. O jogador respondeu com um belo futebol em campo, saindo aplaudido pela torcida nos minutos finais da partida, quando foi substituído por Claudinei.

Rafael Bastos marcou o único gol da partida (Foto: Carol Lopes / América FC)

SUPERIORIDADE

Desde o início da partida, o América encarou o confronto como uma verdadeira decisão. A equipe americana entrou no jogo com alto nível de concentração, e foi bem superior ao time adversário em todo o primeiro tempo de jogo. O time apresentou uma nova configuração tática: três zagueiros. A formação deu certo e o time pressionava a equipe do interior mineiro e dominava a posse de bola, com a marcação adiantada e ótimo volume ofensivo.

As chances começaram a aparecer aos 7 minutos, quando o meia Tony limpou a marcação e finalizou com firmeza, mas a bola acabou indo por cima do gol. Pouco tempo depois, aos 11 minutos, o time americano conseguiu abrir o placar. Tony lançou para o meia Rafael Bastos, na entrada da área. O armador americano bateu de primeira, com a perna direita, sem chances para o goleiro Tiago Braga. Na celebração do gol, os jogadores do Coelho foram até Givanildo Oliveira para festejar com o treinador.

Mesmo com a vantagem, o América continuou pressionando. Explorando bem os lados do campo e pressionando a saída de bola do adversário, o time americano criava boas oportunidades, como a finalização perigosa de Rafael Bastos, aos 36 minutos, que acabou dando trabalho ao goleiro do Uberlândia. Por outro lado, o goleiro americano João Ricardo praticamente não era acionado na partida.

O Coelho chegou com perigo pela última vez aos 43 minutos, quando o meia Osman lançou Tony, que acabou finalizando rasteiro, mas para fora.

VITÓRIA GARANTIDA

O segundo tempo não foi muito diferente da primeira fase. O América continuou superior, controlando as ações ofensivas e ditando o ritmo da partida. As oportunidades para aumentar a vantagem eram criadas a todo o momento. Aos 14 minutos, Rafael Bastos tentou marcar seu segundo gol na partida em finalização forte de dentro da área, mas o goleiro Tiago Braga salvou com grande defesa.

Pouco tempo depois, o time americano perdeu uma chance incrível após o lateral esquerdo Bryan finalizar da entrada da área. A bola acabou sobrando para Osman, livre de marcação, mas o meia chutou fraco e sem direção. Aos 27 minutos, o técnico Givanildo Oliveira promoveu a primeira mudança ao colocar o jovem meia Matheusinho no lugar de Osman.

O Coelho tentava definir a partida, mas sem aproveitar as chances que criava. Victor Rangel, aos 32 minutos, após driblar bem a marcação e chutar colocado, no canto esquerdo do goleiro, errou o alvo novamente . Matheusinho, cria da categoria de base americana, também incomodava a defesa adversária e quase marcou em finalização perigosa aos 37 minutos.

A pressão do time americano continuava forte e o Uberlândia não conseguia criar oportunidades incisivas. O maior perigo criado pelo time do interior foi um cruzamento pelo lado direito do ataque, que o goleiro João Ricardo interceptou com tranquilidade. Perto do fim do jogo, Givanildo mudou o time pela segunda vez, substituindo Rafael Bastos pelo atacante Tiago Luís. Logo em seguida, o treinador tirou o capitão Leandro Guerreiro para a entrada do volante Claudinei.

O América segurou a vantagem até o final e venceu o confronto direto contra o Uberlândia por 1 a 0. Pelas chances criadas durante o jogo, o placar com vantagem mínima foi pouco pelo futebol apresentado pelo Coelho. Os três pontos conquistados fizeram com que a equipe retornasse ao G4 do Campeonato Mineiro. Agora, restam apenas duas rodadas para o término da primeira fase da competição e o Coelho continua mais vivo do que nunca.

FICHA DO JOGO

AMÉRICA 1 X 0 UBERLÂNDIA

Estádio: Arena Independência, em Belo Horizonte
Motivo: 9ª rodada do Campeonato Mineiro
Gols: Rafael Bastos aos 11 minutos do 1º tempo (América).

Árbitro: Marco Aurélio Fazekas Ferreira (MG)
Auxiliares: Felipe Alan Costa Oliveira (MG) e Leonardo Henrique Pereira (MG)
Cartões amarelos: Artur, Rafael Bastos, Victor Rangel (América); Mikael, Rodolfo Mol (Uberlândia).

AMÉRICA
João Ricardo; Pablo, Artur, Alison, Adalberto e Bryan; Leandro Guerreiro (Claudinei), Tony, Rafael Bastos (Tiago Luís) e Osman (Matheusinho); Victor Rangel. Técnico: Givanildo Oliveira

UBERLÂNDIA
Tiago Braga; Edvan, Rodolfo Mol (Rayro), Marco Tiago e Wellington Reis; Wendel, Max Carrasco, Lenílson e Magalhães; Val Barretos (David) e Mikael (Malaquias). Técnico: Alexandre Barroso

Público: 1.245
Renda: R$ 19.835

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui