A maior instituição hospitalar da microrregião da Serra Geral, no Norte de Minas, corre o risco de fechar as portas por falta de recursos financeiros. O Hospital Regional de Janaúba possui 81 leitos e recebe em média a quantia de R$ 800 mil em repasses federais e estaduais, mas acumula uma dívida de mais de R$ 5 milhões com fornecedores e prestadores de serviços, segundo o diretor geral da instituição, Bruno Ataíde.
Na unidade, segundo o diretor, por mês, são realizados cerca de quatro mil atendimentos de média complexidade. “Nós recebemos pacientes de 15 municípios da microrregião, e esta dívida dificulta muito os trabalhos, pois não temos crédito. Nós acumulamos um déficit de cerca de R$ 400 mil por mês. Aos poucos estamos regularizando, e estamos tentando alguns incentivos”, explica.
Os problemas financeiros afetam diretamente os atendimentos realizados no hospital, segundo a técnica de enfermagem, Joelma Fátima da Silva. “O hospital passa por estes problemas estruturais há muito tempo. Há uma semana chegaram medicamentos, mas não temos estoques e o caos pode voltar à instituição. Hoje a estrutura não é compatível para receber os pacientes”, lamenta.
Hospital Regional de Janaúba – Foto: Blog Oliveira Júnior
CPI da Saúde
Uma CPI foi instalada na Câmara Municipal para investigar denúncias de compra abusiva de salgados, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com a denúncia, em 2015 foram pagos mais de R$ 30 mil em salgadinhos distribuídos em reuniões da pasta.
A CPI investiga também possíveis pagamentos indevidos a dois médicos do Hospital Regional e ainda fraudes em licitações.
Uma das denunciantes foi a técnica de enfermagem Joelma Fátima da Silva. “Não podia me calar diante de tantos problemas acontecendo. Tem muita injustiça na saúde. E se vier a acontecer algum problema com minha família? Se eu não denunciasse, não estaria cuidando”.
De acordo com o presidente da CPI, as pessoas envolvidas já foram notificadas para prestar depoimentos e o processo deve ser concluído até o mês de abril.
O que diz a prefeitura?
Em nota, a prefeitura de Janaúba afirmou estar ciente dos problemas financeiros enfrentados pelo Hospital Regional. Disse saber também “que as receitas atuais não comportam as despesas que a instituição dispende mês a mês” e, por isso, busca “articular a otimização de processos e recursos”.
Quanto às denúncias feitas à CPI da Saúde, a prefeitura afirmou que o secretário de saúde, Gilson Urbano, já explicou em depoimento que os gastos no valor de R$ 30 mil foram com diversos eventos, entre eles “capacitações e seminários”.
(G1 Grande Minas / Repórter: Valdivan Veloso)