O último mês de fevereiro foi o mais quente já registrado desde quando há dados disponíveis sobre o clima, ou seja, 1880. Segundo a agência espacial norte-americana, a Nasa, a temperatura média do planeta no mês passado foi 1,35 grau mais alta do que a média dos termômetros entre 1951 e 1980, período usado como parâmetro para medir o aquecimento global. O recorde anterior era de janeiro de 2016, com 1,14 graus.
Esse foi o quinto mês seguido em que a temperatura da superfície terrestre superou a média em mais de um grau. “Estamos em uma espécie de emergência climática. É verdadeiramente surpreendente e absolutamente sem precedentes”, declarou Stefan Rahmstorf, do Instituto Potsdam para o Impacto das Mudanças Climáticas.
Outro dado que evidencia a mudança climática pela qual passa o planeta foi fornecido pelo Centro Nacional de Dados sobre Neve e Gelo dos Estados Unidos, de acordo com quem, em fevereiro passado, o gelo marinho no Ártico se estendia por 14,22 milhões de km², o menor valor já registrado para o mês.
O ano de 2015 já havia sido o mais quente desde 1880, com uma temperatura 0,90ºC acima da média do século 20. O recorde anterior era de 2014 (0,74ºC), e agora 2016 caminha a passos largos para superar a marca do ano passado. (Agência Ansa)