Dnit promete recuperar ponte entre Timóteo e Coronel Fabriciano

0

Uma audiência pública da Comissão de Viação e Transporte da Câmara dos Deputados, realizada nesta segunda-feira (9/11/15) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), transformou-se em uma confissão de culpa do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A confissão se refere ao atraso de três anos nas obras de recuperação da Ponte Velha sobre o Rio Piracicaba, ligando os municípios de Coronel Fabriciano e Timóteo, no Vale do Aço. “Dentro do Dnit nós chamamos essa ponte de ponte da vergonha, porque temos vergonha de ter passado tanto tempo”, afirmou o coordenador de Engenharia do Dnit em Minas, Danilo Rezende.

Durante a audiência, Rezende afirmou que o Dnit espera concluir o orçamento da obra nos próximos 60 dias e publicar a licitação no final de janeiro. A partir daí, a estimativa é de que a obra seja concluída em até um ano e meio. Será a terceira licitação. Outras duas já fracassaram, sendo que, na primeira, o orçamento do Dnit, de R$ 18 milhões, ficou muito aquém do preço de mercado.

Vice-presidente da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da ALMG, o deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB) questionou a demora do Dnit para concluir o projeto. “O Dnit já está há um ano levantando o orçamento. Qual a competência de um departamento para fazer o orçamento de reforma de uma ponte? Qual o problema? O Dnit não tem pessoal capaz de fazer isso?”, questionou, provocando a confissão de vergonha do servidor do órgão federal. A Comissão de Transporte da ALMG, segundo Celinho, já fez duas visitas técnicas e diversos contatos com o Dnit nos últimos três anos para tentar resolver o problema, sem sucesso.

O deputado federal Wadson Ribeiro (PCdoB-MG), que coordenou a reunião, lembra que os veículos pesados são hoje obrigados a fazer um grande desvio, em função da interdição parcial da ponte, só liberada para carros de passeio e pedestres. A deputada Celise Laviola (PMDB) afirmou que o sentimento dos deputados e da região com o Dnit é de decepção. Já o prefeito de Timóteo, Keisson Drumond, disse que o prejuízo para a cidade é constante, pois caminhões de até 35 toneladas passam dentro da cidade, danificando a pavimentação de várias vias. O prefeito também considera arriscada a situação para os carros de passeio e pedestres. “Há trincas, com risco de desabamento”, afirmou.

Também participaram da reunião cinco vereadores de Timóteo: José Vespasiano, Wladimir Geraldo de Lana (Careca), João de Souza Filho (Natinho), Leonardo Rodrigues (Lelé) e Geraldo Moreira Nanico.

(Fonte: ALMG)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui