Início Norte de Minas Empreendimentos do agronegócio serão fiscalizados no Norte de Minas

Empreendimentos do agronegócio serão fiscalizados no Norte de Minas

0

Crea-Minas realiza primeira ação de fiscalização inteiramente no novo modelo de agronegócio nas cidades de Montes Claros, Jaíba, Matias Cardoso, Nova Porteirinha e distrito do Mocambinho.

Os projetos de Irrigação Jaíba e do Perímetro de Gorutuba, além dos sistemas de irrigação em Montes Claros, serão os primeiros empreendimentos a serem fiscalizados inteiramente no novo modelo de Fiscalização do Agronegócio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-Minas). A ação será realizada do dia 28 de setembro a 02 de outubro de 2015, nos municípios de Jaíba, Matias Cardoso e no distrito do Mocambinho, além das cidades Nova Porteirinha e Montes Claros. O objetivo é verificar se os serviços técnicos da engenharia na área do agronegócio estão sendo exercidos por profissionais habilitados.

Segundo a fiscal da Regional Norte do Crea-Minas, engenheira civil Ivana Souto, a fiscalização em Montes Claros vai focar em empresas de projetos e montagens de sistemas de irrigação, de perfurações de poços tubulares profundos e empresas de agrimensura. Vai verificar também a autorização de outorgas de águas superficiais e subterrâneas, órgãos públicos que contratam serviços técnicos de abastecimentos de água e afins como a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e o Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene).

Nos demais municípios, o foco será nos projetos de Irrigação Jaíba e do Perímetro de Gorutuba. A fiscal do Crea-Minas explica que a ação será em empreendimentos rurais que exercem atividades de produções de frutas, viveiros de mudas, em empresas processadoras de frutas, entre outras. “A produção obtida nos Projetos Jaíba e do Gorutuba atingem o comércio nacional como também possuem qualidade de exportação, sendo estes comercializados em diversos estados brasileiros como também no exterior”, acrescenta Souto.

Para o gerente de Fiscalização do Crea-Minas, engenheiro mecânico Guilherme Rodrigues, um dos principais objetivos é proteger a sociedade da prestação de serviços de profissionais não habilitados, ou até mesmo leigos, no exercício de atividades técnicas. “É importante os profissionais da engenharia rural terem uma atuação como responsáveis técnicos dos projetos, com controle de qualidade, infraestrutura adequada e logística eficaz nas atividades do agronegócio”, frisa Rodrigues.

O supervisor de Fiscalização do Agronegócio no Crea-Minas, engenheiro agrônomo Emílio Mouchrek, ressalta o fato de o Crea-Minas ser o único Conselho no Brasil a possuir a Supervisão de Fiscalização no Agronegócio. “O agronegócio é um dos pilares da economia brasileira e Minas tem bastante destaque nesse cenário. Por esse motivo foi muito importante o Crea-Minas ter especializado a fiscalização nesse setor”, comenta.

Projeto Distrito de Irrigação Jaíba

O Projeto Distrito de Irrigação Jaíba, situado no extremo norte de Minas Gerais, à margem do rio São Francisco, é um empreendimento no qual atuam os três poderes executivos da esfera pública, com a ativa participação da iniciativa privada. O local é um polo de produção de frutas, onde já se colhem 1,3 milhão de toneladas de produtos agrícolas cultivados em uma área de 18.561 hectares.

Projeto do Perímetro Gorutuba

O Projeto do Perímetro Gorutuba com área irrigável e ocupada de 4.734 hectares possui infraestrutura de 127 km de canais, 320 km de estradas, 136 km de drenos, predominância da fruticultura com destaque para o cultivo de banana e uma produção de 55.000 toneladas de alimentos em 2014.

Serviços

Fiscalização Regional Dirigida “Sistemas de Irrigação”
Data: 28/09 a 02 de outubro de 2015
Cidade: Montes Claros/MG

Fiscalização Regional Dirigida – “Distrito de Irrigação Jaíba e Distrito de Irrigação do Perímetro Gorutuba”
Data: 28/09 a 02 de outubro de 2015
Cidades: Jaíba, Matias Cardoso, distrito do Mocambinho e Nova Porteirinha. (Bruna Garcia)

SEM COMENTÁRIOS