Início Leste de Minas Paróquia Santa Teresinha de Governador Valadares leva qualidade de vida para a...

Paróquia Santa Teresinha de Governador Valadares leva qualidade de vida para a comunidade

0

A Paróquia Santa Teresinha promove no próximo sábado, dia 26 de setembro, de 8h às 12h, a 5ª Manhã da Cidadania. A ação é realizada há cinco anos, no contexto da festa da Padroeira e já atendeu cerca de 4000 pessoas nas áreas da saúde, beleza, lazer e cidadania. Para este ano, a expectativa é de que 1000 pessoas participem do evento. O público alvo são os moradores dos bairros Santa Terezinha e São Paulo.

A população terá atendimento médico e orientação clínica, verificação da pressão ocular, medição de nível de glicose, emissão do cartão do Sistema Único de Saúde – SUS, corte de cabelo, manicure, entretenimento e oficina de artesanatos sem nenhum custo.

A coordenadora da Manhã da Cidadania, Carmem Martins, conta que em todas as atividades realizadas pela igreja desde 2010, quando foi instituída a paróquia, a promoção humana é um dos objetivos. “Há cinco anos a comunidade conta com mais uma opção para ter acesso aos serviços básicos de saúde, cidadania e bem-estar. Com essa ação conseguimos levar serviços de atendimento básico à pessoas em situação de vulnerabilidade social: gente que tinha nome, mas não documentos; pessoas que não tiveram facilidade em realizar uma consulta com um ortopedista ou dermatologista”, comemora. Ainda segundo ela, “em cada edição aproximadamente 1.000 pessoas são atendidas de forma direta”.

Paróquia Santa Teresinha leva qualidade de vida para a comunidade – Foto: Divulgação

Programação Prevista

Tenda da Saúde

Segundo dados do Ministério da Saúde, aproximadamente 6,5 milhões de crianças e adolescentes estão acima do peso e já lutam contra a balança no Brasil. Para reverter este quadro, na Tenda da Saúde os participantes receberão informações sobre a importância da alimentação saudável. No mesmo espaço, a comunidade será orientada quanto os problemas cardiovasculares.

Além da Tenda, haverá atendimentos especializados com ortopedista, dermatologista, clínico geral, cardiologista, pediatra e dentista.

Espaço para promoção da cidadania

Na área da promoção humana, os moradores poderão fazer o Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS). Com o cartão em mãos, o cidadão pode buscar atendimento em qualquer unidade de saúde credenciada ao SUS em todo o Brasil.

Para fazê-lo, basta levar os seguintes documentos pessoais: RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento e número de PIS/PASEP (se tiver).

Serviços

No evento será montado um espaço para o cuidado com a beleza onde a população poderá cortar o cabelo e fazer as unhas.

Lazer

Por fim, a criançada terá um espaço completo de lazer com brinquedos, pintura no rosto e atividades de recreação. No palco, será apresentado pelo grupo “?Katarriso” o teatro infantil “Os piratas contra a bruxa da poluição”.

A programação ainda conta com a apresentação da Fanfarra da Escola Municipal Santos Dumont, dos grupos de dança Idade Feliz, Star Jazz e do dançarino Alexsandro Gomes.

5º Manhã da Cidadania

Local: Paróquia Santa Teresinha – Rua Dona Zulmira Pereira da Silva, 94, no bairro São Paulo, em Governador Valadares.
Data: 26 de setembro (sábado), das 8h às 12h. (Samuel Martins)

SEM COMENTÁRIOS