Bruxelas se apresenta como porta de entrada de empresários mineiros na Europa

0

O Museu Inimá de Paula, em Belo Horizonte, recebeu, nesta quinta-feira (24/9), o seminário “Invest in Brussels”. No encontro, foram mostradas as potencialidades e os benefícios do intercâmbio entre a diplomacia belga e Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e sua agência de investimentos e exportação, a Exportaminas. A ideia da iniciativa era promover, ao mesmo tempo, as possibilidades de comércio entre o estado e o país europeu e também inserir a região da capital da Bélgica, Bruxelas, como porta de entrada para o empresariado mineiro naquele continente.

Segundo o secretário Altamir Rôso, a relação empresarial de Minas Gerais e Bélgica tem quase um século de existência, iniciada em 1920, com a vinda do Rei Alberto I a BH. Na ocasião, o monarca convenceu empresários a se associarem aos brasileiros na criação da então siderúrgica Belgo-Mineira, hoje Arcelor Mittal. Rôso acrescentou, também, que a relação comercial se intensificou com a vinda de novos investimentos e que a presença belga pode ser percebida na cerveja, na mineração e metalurgia, no comércio, na engenharia, entre outras áreas.

O secretário disse, ainda, que o Estado quer o aprimoramento dessa relação bilateral, com ênfase maior nas exportações para a Bélgica, mas também no comércio que valoriza a importação de produtos do país parceiro. Nesta linha de raciocínio, ele também fez comentários sobre o Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE), que tem abrangência em todo o país, mas que já conta com a parceria oficializada de Minas Gerais desde o mês passado, o primeiro estado brasileiro a consolidá-lo.

Secretário de Desenvolvimento Econômico, Altamir Rôso, afirmou que Minas que aprimorar esta relação bilateral com a Bélgica – Foto: Osvaldo Afonso/Imprensa MG

Alinhamento comercial

De acordo com dados da Exportaminas, foram exportados US$ 518 milhões no ano passado para a Bélgica.  Já as importações chegaram a US$ 35 milhões. Ou seja, há um superávit mineiro no comércio.

O diretor da agência Brussels Invest & Export no Rio de Janeiro, Stefano di Missir, observou que Bruxelas responde plenamente às necessidades das empresas mineiras que queiram fazer negócios no país. “Os custos são muito mais baixos em relação a outras grandes cidades europeias e o clima  dinâmico de negócios favorece as companhias”, disse Missir, ao citar a assistência especializada aos novos negócios que chegam à região da capital belga.

O cônsul-geral da Bélgica no Rio de Janeiro, Bernard Quintin, ressaltou a importância de Minas Gerais em sua jurisdição, oportunidade em que ele fez a apresentação do novo cônsul honorário em Belo Horizonte, Henrique Rabelo. Este, se colocou à disposição dos mineiros para uma integração maior com o país que agora representa.

Presente no encontro, o embaixador da Bélgica no Brasil, Jozef Smets, destacou as vantagens daquele país na atração de empresas estrangeiras, principalmente nos segmentos de comércio e prestação de serviços. Na opinião do diplomata, Bruxelas é uma porta de entrada importante para os negócios na Europa. Além disso, por estar relativamente próxima a importantes metrópoles da França, Alemanha e Inglaterra, a capital belga é uma das cidades com melhor custo benefício para empresas brasileiras se instalarem.

Ao incentivar empresários a conhecer melhor o país, o embaixador afirmou que Minas Gerais tem grande importância no cenário econômico brasileiro, justamente por ser a terceira economia e o segundo estado exportador. Dessa forma, pode ser visto como fundamental para novas parcerias e realização de negócios.

Atrativos para empresários mineiros

Responsável pela palestra “Bruxelas como ponto de partida para fazer negócios na Europa”, o analista da Brussels Invest & Export, Pedro Henrique Ferreira, avalia que quando se pensa em comércio com a Europa, Bruxelas é sempre lembrada, pois dá acesso aos mercados da União Europeia. Ele apresentou importantes dados sobre a Bélgica e a capital daquele país, como as 1.500 federações de indústrias, as mais de 3.000 empresas estrangeiras em funcionamento e os cerca de 5.300 diplomatas de todos os continentes que ali residem.

Ao final da exposição, ele e outros integrantes da missão belga responderam às perguntas, principalmente, de empresários interessados em se estabelecer em Bruxelas como base de apoio para negócios mineiros na Europa. Pedro Henrique falou de custos menores, mão de obra qualificada, logística, linhas de financiamento diferenciadas e assistência especializada, entre outras atrações.

A agência de promoção e exportação de Bruxelas tem uma unidade no Consulado-geral no Rio de Janeiro, que se encontra à disposição para mais informações em www.brussels-in-brazil.be. (Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui