Início Norte de Minas Sedru inicia capacitações sobre elaboração de plano diretor em nove municípios do...

Sedru inicia capacitações sobre elaboração de plano diretor em nove municípios do Norte de Minas

0

A Secretaria de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana (Sedru) inicia, na próxima semana, uma série de visitas técnicas aos municípios que receberão capacitação para elaborar e revisar seus Planos Diretores Municipais.

Nesta primeira fase, os municípios de Monte Azul, Mato Verde, Francisco Sá, Salinas, Capitão Enéias, Guaraciama, Bocaiúva, Engenheiro Navarro e Várzea da Palma, no Norte de Minas, que assinaram Termo de Cooperação com a Sedru, serão informados sobre os termos dessa parceria, sobre a importância e o conteúdo do Plano Diretor e vão conhecer todo o cronograma e metodologia da capacitação e mobilização, que será definida junto com cada município.

Em uma segunda etapa, será discutida a forma de inserção popular no processo de construção dos instrumentos de planejamento e regulação urbana. Deverão ser realizadas audiências públicas para validação e apresentação do Plano à sociedade, por meio do envolvimento dos Conselhos, sociedade civil, academias, entidades de classe, empresários, ONG’s, etc.

“Vamos fazer um mapeamento da situação de cada município, ouvir as suas demandas e auxiliá-los a elaborar um Plano Diretor Participativo, adequado à sua realidade, pactuado com a sociedade e que atenda às suas reais necessidades”, salienta o secretário Tadeu Martins Leite.

Para o secretário, o principal benefício desta parceria é o fortalecimento do conhecimento local sobre uso e ocupação do solo, saneamento, mobilidade, habitação, que serão potencializados na elaboração e execução dos planos. “A proposta da Sedru é de fixar o conhecimento técnico sobre a Política Urbana nas administrações municipais, o que vai garantir que ela seja efetivamente implementada”, afirma.

As visitas técnicas começam pela cidade de Monte Azul e Mato Verde (22/9) e seguem para Salinas (23/9), Francisco Sá e Capitão Enéias (24/9), Guaraciama (28/9), Bocaiuva e Engenheiro Navarro (29/9), e por fim, Várzea da Palma (30/9).

O objetivo é realizar um mapeamento para compreender a situação dos municípios e auxiliá-los na construção de um Plano Diretor Participativo – Foto: Divulgação / Sedru

Plano Diretor

A Lei Federal nº 10.257/2001 (Estatuto da Cidade) estabelece o Plano Diretor como um instrumento obrigatório para municípios que tenham mais de 20 mil habitantes e que integrem regiões metropolitanas, que estejam em áreas de interesse turístico e que sejam atingidos por empreendimentos causadores de impacto ambiental.

Dos municípios mineiros que tem obrigatoriedade do Plano alguns não o fizeram e outros precisam de revisão, uma vez que o Estatuto da Cidade estabelece que os Planos Diretores devem ser revisados num prazo de 10 anos, e que o prefeito que não cumprir a determinação legal incorre em improbidade administrativa. (Agência Minas)

SEM COMENTÁRIOS