Produto químico derrama em avenida e tira 58 pessoas de casa em Montes Claros

0

Material é considerado altamente corrosivo. Produto químico seria transportado para uma indústria têxtil da cidade.

O vazamento de um produto químico causou a retirada de 58 pessoas de casa em Montes Claros, no norte de Minas Gerais. O produto, cloreto de alumínio, estava em um caminhão que passava pela avenida Minas Gerais, no bairro Renascença.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o cloreto de alumínio é corrosivo e reage violentamente com a água, podendo causar danos à saúde por meio do contato ou inalação.

Segundo o condutor da carreta, que transportava o produto de São Paulo para uma fabrica de tecidos na cidade, um dos tonéis teria se soltado dentro da carga ocasionando o vazamento no baú e por 200 metros na via pública.

Devido a complexidade da ocorrência e riscos existentes, o Corpo de Bombeiros instalou o Sistema de Comando em Operações (SCO) com a presença da Polícia Militar, Defesa Civil e MCTrans. Após a análise da situação, os bombeiros utilizaram serragem e terra para cobrir o produto e evitar que um córrego próximo fosse contaminado.

Após a contenção do produto, a empresa responsável foi acionada. A carreta tinha autorização para o transporte do produto e notas fiscais em dia. A Defesa Civil solicitou que os moradores próximos do local deixassem suas casas para evitar contaminações. Ao todo, 35 pessoas foram para hotéis da cidade.

A perícia será feita pelo órgão ambiental competente, para que sejam dimensionados os danos causados e possíveis autuações. A via continua interditada sem previsão de liberação.

Carga é altamente corrosiva, segundo os bombeiros (Foto: Valdivan Veloso/G1)

(Fonte: Record Minas / R7)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui