Mídia já alcançou mais de 40 países, em cinco continentes, afirma o vigário. Ele coordena campanhas contra o Aedes aegypti em Montes Claros (MG).
Um padre de Montes Claros, no Norte de Minas, faz sucesso nas redes sociais após inovar na criatividade para conscientizar a população quanto à importância do combate ao mosquito da dengue. Padre Aylson Bessa Cavalcante, vigário da igreja do Bairro Santa Rita, gravou um clipe com uma paródia com o hit Lepo Lepo, que tem despertado a atenção das pessoas. (veja o vídeo abaixo)
“Temos apenas um carro que mal sai do nosso bairro. Então, tínhamos que buscar um meio de alcançar mais pessoas. Fizemos duas versões e uma delas já atingiu mais de 40 países, em cinco continentes, por meio de grupos do WhatsApp. Já virou uma febre mesmo”, afirma.
O padre diz que para gravar o clip entrou em contato com o cantor Márcio Victor, da banda Psirico, que gravou a versão original da música. Ao mostrar o projeto ao cantor, este gostou da paródia, mas pediu que procurasse a gravadora. Segundo Padre Bessa, o fato de o clip ser uma iniciativa de conscientização contra o mosquito da dengue e sem fins lucrativos, a gravadora concedeu a autorização para uso da melodia.
O último Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) divulgado em Montes Claros, em março, foi de 3,2. Este resultado está acima dos parâmetros do Ministério da Saúde, quando o índice considerado satisfatório é no máximo 1.
Uma aposta do padre Bessa para amenizar este índice é a conotação cômica apresentada no videoclipe. “Todos estão elogiando o vídeo. As pessoas se divertem e, assim, provoca a conscientização”.
Esta não é a primeira campanha de combate à dengue coordenada pelo vigário. Ele transformou uma Belina 1975 em um “Pão de Queijo Móvel”. Constantemente, ele sai às ruas das cidades onde atua como padre para recolher lixo reciclável em troca de pães de queijo. “Não podemos ficar parados. Quem fica parado mesmo é somente os postes”, brinca.
Padre Bessa e o pão de queijo móvel (Foto: Arquivo Pessoal)
(Fonte: G1 / Inter TV Grande Minas)