Água dessalinizada é fonte de saúde para as comunidades do Norte de Minas

0

Dia de Campo do Programa Água Doce leva os técnicos para aplicar metodologia e conhecer o sistema de dessalinização do PAD

A Oficina de Capacitação do Programa Água Doce (PAD), encerrada na quinta-feira (30/4), em Montes Claros, em que os participantes do curso realizaram um Dia de Campo na comunidade rural de Bengo, há 40km da sede da cidade trouxe experiências e resultados positivos.

O casal Geraldo e Carlota, moradores da zona rural de Montes Claros, durante vários anos enfrentaram problemas com a qualidade da água da região, que tem grande concentração de calcário. O consumo frequente da água da região teve reflexo na saúde deles, que por muito tempo enfrentaram dores nos rins. Atualmente, após a instalação de um sistema de dessalinização na comunidade, a saúde do casal melhorou e a água tratada no quintal da sua casa garante o abastecimento de mais de 100 famílias.

Oficina de Capacitação do Programa Água Doce – Foto: Andresa Resende/Agência Minas

Na comunidade, os técnicos puderam ver como funciona um dessalinizador, praticar a mobilização social e avaliar a sustentabilidade ambiental, temas discutidos durante a oficina e ainda provar da água salobra e água tratada direto da fonte. “Sou capaz de dizer que essa água é melhor do que a água mineral que temos aqui na garrafinha”, afirma o engenheiro agrônomo da prefeitura de Novo Cruzeiro, Francelino Costa.

Além da qualidade e pureza da água, os benefícios sociais também merecem destaque. A água tratada no Bengo atende outras comunidades como São Pedro das Garças, Aparecida de Mundo Novo e Capitão Enéas e, segundo seu Geraldo, o limite é o da necessidade de cada um. Toda segunda-feira, de 7h às 18h, as torneiras do chafariz ficam abertas para as comunidades vizinhas buscarem água para seu consumo e todos contribuem com um valor mensal para a manutenção dos equipamentos. “Acho justo todo mundo contribuir pra ajudar o Geraldo, porque a água é um bem de todos que só tem feito melhorar a vida da gente”, afirma o senhor João, morador do Bengo.

Oficina de Capacitação do Programa Água Doce – Foto: Andresa Resende/Agência Minas

Programa Água Doce

Durante os três dias de Oficina, os consultores do Ministério do Meio Ambiente apresentaram o processo completo da execução operacional do Programa Água Doce em Minas Gerais, desde a contratação de empresa responsável pelo diagnóstico e acompanhamento da implantação das ações do Programa no Estado, até os componentes da metodologia do PAD e do processo de dessalinização.

Com a conclusão das capacitações, os técnicos já estão preparados para acompanhar e auxiliar os diagnósticos que serão feitos nas localidades rurais de seus municípios. Após triagem inicial a equipe do diagnóstico vai realizar testes de vazão, seguidos de análise da situação fundiária dos locais onde se encontram os poços, o que vai indicar a solução ideal de abastecimento para cada localidade e apontar se ela será contemplada com a recuperação ou implantação dos sistemas dessalinizadores ou ainda com outro programa de acesso à água.

“Esses diagnósticos serão instrumentos importantes, pois vão mapear a situação de abastecimento de água na zona rural do semiárido mineiro e compor uma base de dados para a implementação da política pública de saneamento estadual, que será coordenada pela Sedru”, destaca o secretário de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana, Tadeu Martins Leite. (Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui