Programa Ciência em Movimento da Funed leva conhecimento científico e informação à população

0

Caminhão itinerante circula na capital em municípios levando temáticas, como animais peçonhentos, dengue, leishmaniose, doenças sexualmente transmissíveis e outros

Fundação Ezequiel Dias (Funed) disponibiliza para todo o estado de Minas Gerais o Programa Ciência em Movimento, um caminhão diferente, que leva conhecimento científico e informação para as comunidades.

O programa criado em 2012 pela Funed conta com apoio financeiro da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), ligado à Secretaria de Saúde, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e tem o objetivo de difundir e popularizar a ciência por todo o estado com linguagem acessível e exposições interativas para divulgações de assuntos relacionados às áreas de atuação da Funed.

Caminhão do Programa Ciência em movimento no interior do Estado – Foto: Divulgação/Funed

Entre as temáticas estão: animais peçonhentos (serpentes, aranhas e escorpiões), acidentes e utilização dos venenos para a produção de soro antipeçonhentos no contexto da morfologia e diversidade animal; biotecnologia (conjunto de processos e técnicas que visam utilizar os conhecimentos da área da biologia e suas aplicações); análises de alimentos, doenças tropicais (dengue, leishmaniose e doença de chagas); doenças sexualmente transmissíveis (DST/Aids); história da saúde pública no Brasil; e popularização das pesquisas científicas desenvolvidas na Funed. O Ciência em Movimento apresenta ainda às comunidades o Cine Saúde, com exibição de vídeos educativos em diversas temáticas.

Neste início de 2015, o Ciência em Movimento já percorreu os municípios de Ferros, região sudeste do país, Dores do Indaiá, região Centro-Oeste, e Serra Azul, na região Metropolitana de BH. Nesta etapa, participaram cerca de 6.000 visitantes e 200 agentes de saúde foram capacitados nos temas Dengue e Leishmaniose.

As próximas visitas vão acontecer em Belo Horizonte, no dia 7 de maio, no PlugMinas, na rua Santo Agostinho, 1.114, bairro Horto, em Santana da Vargem, entre os dias 11 e 15 de maio, Cláudio, entre 26 e 28 de julho, Ponte Nova, entre 10 e 14 de agosto. O programa já tem viagens agendadas até o mês de dezembro de 2015. Clique aqui e confira as demais cidades e datas que vão receber o Ciência em Movimento.

Ciência em Movimento em sua cidade

O evento é gratuito e aberto ao público em geral. A escolha dos municípios a serem visitados é feita de acordo com solicitação realizada por pessoas físicas no site institucional da Funed www.funed.mg.gov.br ou pelo telefone de contato (31) 3314-4766. As cidades que tiverem mais solicitações são avaliadas e os assuntos são determinados com base nas demandas.

A difusão de conhecimentos científicos de maneira didática e lúdica, por meio de uma exposição itinerante, pode aguçar a curiosidade dos visitantes, além de despertar o interesse pela ciência, motivar o indivíduo a ingressar na carreira científica e reforçar a importância da pesquisa científica para a sociedade e para o Sistema Único de Saúde (SUS).  (Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui