Propriedades rurais serão selecionadas para o programa P22 do CBH-Suaçuí

0

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Suaçuí (CBH-Suaçuí) está selecionando propriedades rurais para participar do Programa de Incentivo ao Uso Racional da Água na Agricultura – P22. Através da utilização do recurso oriundo da cobrança pelo uso da água na bacia, o CBH financiará a instalação de um equipamento que indica, de forma simples, quando e quanto irrigar – o irrigâmetro.

Para participar, a propriedade rural já deve ter o sistema de irrigação instalado; a casa do agricultor dentro da propriedade deve ficar próxima à área irrigada; deve estar localizada, preferencialmente, a montante da captação de água para abastecimento público e o candidato deve indicar as coordenadas geográficas da propriedade. Um grupo de trabalho criado para coordenar a implantação do programa na bacia também avaliará critérios como o tipo de cultura, a localização geográfica e se a propriedade está localizada em zona de conflitos pelo uso da água. Após serem selecionadas, as propriedades serão visitadas por técnicos, que analisarão o tipo de solo, o sistema de irrigação, o produto cultivado e a temperatura do local. A partir das informações coletadas, o aparelho será customizado. A expectativa é de que 40 proprietários sejam contemplados pelo P22.

Os interessados devem enviar uma solicitação para o endereço de e-mail cbhsuacui@gmail.com até o dia 6 de maio. Podem se inscrever donos de propriedades rurais localizadas nos seguintes municípios: Água Boa, Campanário, Cantagalo, Coluna, Coroaci, Cuparaque, Divino das Laranjeiras, Divinolândia de Minas, Franciscópolis, Frei Inocêncio, Frei Lagonegro, Galiléia, Goiabeira, Gonzaga, Governador Valadares, Guanhães, Itambacuri, Jampruca, José Raydan, Malacacheta, Marilac, Materlândia, Mathias Lobato, Nacip Raydan, Paulistas, Peçanha, Periquito, Rio Vermelho, Santa Efigênia de Minas, Santa Maria do Suaçuí, São Geraldo da Piedade, São Geraldo do Baixio, São João Evangelista, São José da Safira, São José do Jacuri, São Pedro do Suaçuí, São Sebastião do Maranhão, Sardoá, Serra Azul de Minas, Virginópolis e Virgolândia.

O PROGRAMA

O Programa de Incentivo ao Uso Racional da Água na Agricultura (P22) está discriminado no Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (PIHR-Doce) e tem como foco a identificação das áreas irrigadas da bacia para a adoção de práticas de conservação e uso racional dos recursos hídricos na agricultura. O desenvolvimento do programa prevê as seguintes etapas:

– Verificação das condições das estruturas de captação de água, do sistema de irrigação e a condução técnica da lavoura.
– Caracterização física dos solos das áreas irrigadas.
– Avaliação dos sistemas de irrigação.
– Acompanhamento sistemático do manejo da irrigação em cada propriedade selecionada.
– Capacitação dos produtores quanto à necessidade de água nas culturas.

Cada propriedade selecionada recebe um irrigâmetro, aparelho desenvolvido e patenteado pela Universidade Federal de Viçosa, que permite ao produtor saber quando e quanto irrigar. O irrigâmetro fornece, de maneira simples, informações sobre o consumo de água da cultura e o tempo necessário de irrigação.

Durante toda a execução do programa, os produtores recebem assistência técnica sobre o manuseio do equipamento, informações sobre a cultura trabalhada e orientações sobre licenciamento ambiental e outorga de água. Ao final dos trabalhos, o participante recebe um relatório individual, contendo dados sobre o manejo da irrigação, quantidade de água utilizada e economia de energia elétrica.

Em 2013, o programa foi desenvolvido nas bacias hidrográficas dos rios Caratinga (MG) e Guandu (ES). Em 2014, foram contempladas propriedades das bacias hidrográficas dos rios Manhuaçu (MG) e Santa Maria do Doce (ES). Em 2015 é a vez de cidades das bacias hidrográficas dos rios Suaçuí (MG) e São José (ES).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui