Cabo Abraão supera desafios do Caldeirão e ganha reforço na batalha contra as drogas no Vale

0

Militar venceu os desafios do quadro “Agora ou Nunca” e faturou um cheque de R$ 30.000,00. Dinheiro será doado a Comunidade Terapêutica Sementes de Paz de Coronel Murta.

O programa Caldeirão do Huck exibido pela Rede Globo de Televisão na tarde deste sábado, 28 de fevereiro, apresentou ao Brasil a história do Cabo da Polícia Militar, Abraão Costa Martins Júnior. O policial, lotado no 26º Cia PM de Itaobim, no Vale do Jequitinhonha, e integrante do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), é um batalhador inflexível pela retirada, principalmente de jovens, do mundo das drogas na região do Baixo Vale do Jequitinhonha.

Cabo Abraão e o apresentador Luciano Huck – Foto: Reprodução/TV Globo

No palco do programa, após contar sua história na batalha contra as drogas, o militar participou do quadro “Agora ou Nunca”, realizando desafios três desafios, que com muita determinação foram vencidos. Ao final Abraão faturou o prêmio máximo, um cheque de R$ 30 mil reais, que será doada a Comunidade Terapêutica Sementes de Paz de Coronel Murta.

A entidade coronel-murtense é administrada pelo pastor Joel Pereira dos Santos, de 50 anos, que sem ajuda financeira de entidades governamentais, é uma das referências da região na recuperação de dependentes químicos. Um dos parceiros da entidade é o Cabo Abraão, que conforme seu relato ao apresentador Luciano Huck, sacrifica seu próprio salário e economias da família para ajudar no trabalho social que desempenha.

A Comunidade foi instalada em um prédio construído em 2000 para abrigar uma escola, que nunca funcionou. Em 2013, com aprovação da Câmara, a prefeitura de Coronel Murta, através de um contrato de comodato, cedeu o imóvel, que fica na Comunidade Terra Vermelha a 20 km do centro da cidade, para o pastor executar a obra.

Com capacidade para atender até 80 pessoas, atualmente a Sementes de Paz abriga 14 residentes. O processo para ingressar na Sementes de Paz, de acordo com o pastor, é simples e basta apenas a pessoa querer.

Comunidade Terapêutica Sementes de Paz de Coronel Murta – Foto: Reprodução/TV Globo

Processo de recuperação

O processo de recuperação do dependente dura de 6 meses a 1 ano. Após este prazo ele recebe um certificado do tratamento. Na Comunidade, ele participa de atividades como o plantio de hortaliças, criação de pequenos animais, além de atividades esportivas e espirituais.

Os residentes contam com acompanhamento de uma equipe multidisciplinar do CRAS da prefeitura municipal. O prédio é dotado de quatro salas amplas, banheiros azulejados, biblioteca, refeitório e quadra esportiva.

De acordo com o pastor Joel, ainda este ano, será implantado o projeto de lapidação doado pela empresa Lufi, que atua no município. Ainda segundo ele, a instituição pretende ampliar o atendimento para mulheres, em outra fazenda já adquirida. “Só depende de recursos”, afirma Joel Pereira.

Doações para a Comunidade

Quem quiser colaborar com o projeto, doando roupas de cama, colchões e cestas básicas, podem entrar em contato pelos telefones: (33) 8834-8186, 9976-1729 ou ainda pelo 3735-1729 (pastor Joel). Já doações financeiras podem ser feitas através de depósito/transferência para a conta corrente 02234-7, da agência 5534 do Banco Itaú.

Vídeos do quadro “Agora ou Nunca”

– Conheça a história do Cabo Abraão de Minas Gerais
– Policial continua desafio no Agora ou Nunca e emociona

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui