Falta de padrão pode ser explicada pela qualidade dos serviços e dos produtos utilizados.
Os salões de beleza de Belo Horizonte apresentam preços altamente discrepantes para o mesmo tipo de serviço. A aplicação de uma tintura de cabelo, por exemplo, pode custar de R$ 20 a R$ 150, dependendo do estabelecimento. Durante o mês de novembro deste ano, o Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) fez um levantamento dos preços de 28 serviços oferecidos em 40 salões de beleza da Capital e detectou variações acima de 600%.
A pesquisa mostra também as diferenças de preços entre os estabelecimentos de uma mesma região. Na região Leste da cidade, por exemplo, uma escova progressiva para cabelo curto pode custar 500% (seis vezes) mais caro, dependendo do salão escolhido. Na Pampulha, o(a) cliente pode pagar até 400% mais caro por uma tintura de cabelo longo.
Tamanha diferença pode ser explicada por vários fatores: o tipo, a marca e a quantidade dos produtos utilizados, a qualificação dos profissionais e até as condições de higiene e limpeza do salão interferem no preço final pago pelo consumidor. Por isso, o Procon Assembleia orienta que o cliente exija um orçamento detalhado contendo informações que ofereçam a ele a segurança para negociar de forma justa e segura.
Consulte a pesquisa completa de preços nos salões de beleza. (Procon da ALMG)