Projeto foi ampliado para os bairros periféricos da cidade. Número de equipamentos passou de 36 para 52 câmeras.
Foi realizada na manhã desta terça-feira, 2, na sede da 11ª RISP (Região Integrada de Segurança Pública), a inauguração oficial da expansão do sistema de monitoramento Olho Vivo em Montes Claros. Ao todo, 16 novas câmeras, instaladas na rua Santa Maria e nas avenidas Dulce Sarmento, Leonardo Quintino, Afonso Pena e Castelar Prates, reforçam o sistema em Montes Claros, que passa a possuir 52 câmeras. Também foi inaugurada a nova central de monitoramento do sistema, que passa a funcionar na própria RISP.
O comandante da Polícia Militar do Norte de Minas, coronel César Ricardo, afirmou que a expansão do sistema “é uma pretensão antiga, não só da PM, mas de toda a comunidade. [A importância deste] aparato tecnológico se resume em levar à comunidade mais qualidade de vida”.
O comandante geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Márcio Martins Sant’ana, afirmou, durante a solenidade, que existe uma redução de 35 a 40% nos crimes ao patrimônio nos locais onde o sistema funciona. Ele também agradeceu a parceria com a Prefeitura para o funcionamento do Olho Vivo em Montes Claros, já que o monitoramento das câmeras é realizado por agentes da Guarda Municipal, com supervisão de policiais militares, 24 horas por dia.
O prefeito Ruy Muniz celebrou a ampliação do sistema: “é muita alegria, logo no início de dezembro, receber este presente”. Ele também informou que o município está a um passo de adquirir mais câmeras, através do programa “Crack, é possível vencer”, do governo federal.
Número de equipamentos passou de 36 para 52 câmeras – Foto: Fábio Marçal/Divulgação
(Prefeitura de Montes Claros)