Fórum Municipal discute a Criminalização da Juventude em Ipatinga

0

O objetivo do encontro é promover a reflexão e a problematização do tema, estabelecendo estratégias em investimentos e políticas públicas e intervenções direcionadas a este público

Para discutir a questão da criminalidade entre a juventude da região de Ipatinga e estimular a participação da sociedade na prevenção de ocorrências que envolvam jovens, o Centro de Prevenção à Criminalidade de Ipatinga promoveu, nesta quinta-feira (20/11), o Fórum Municipal “Criminalização da Juventude – do que estamos falando?”. O evento aconteceu no auditório da Faculdade Pitágoras, no centro da cidade.

A temática juventude tem sido pauta nas discussões em diversos espaços de participação institucional e comunitária. O índice de envolvimento de adolescentes em atos infracionais e a pressão da sociedade local para tomada de providências por parte do poder público na contenção dessa situação têm aberto espaço para discussão sobre a criminalização da juventude e seus desdobramentos.

O objetivo do fórum foi promover a reflexão e a problematização dessa juventude sob outras óticas, estabelecendo estratégias em investimentos e políticas públicas e intervenções direcionadas à juventude. “Temos que pensar na importância das ações de prevenção à criminalidade, antes que esses jovens cometam alguma infração. Além de estabelecer e fortalecer as parcerias já existentes entre as diversas instituições ligadas à segurança e à juventude”, explica a gestora do Centro de Prevenção à Criminalidade de Ipatinga, Francislaine Soares.

Ela também ressalta a aplicação de penas alternativas em casos de infrações mais leves. “Existe um pensamento muito forte, não só em Ipatinga, de que a internação é a solução para o jovem em conflito com a lei. Mas, apenas internar é uma solução muito simplista, que não resolve em todos os casos e não deve ser pensada como a única opção”, afirma.

Participaram, ainda, do debate, a diretora do programa Fica Vivo!, Michele Duarte, e a defensora pública da infância e adolescência, Dra. Letícia Cunha, durante a mesa “Olhares sobre a Juventude”, além de integrantes do programa Fica Vivo! e representantes do Conselho Municipal da Criança e Adolescente e Conselho Municipal da Juventude.

O Fórum Municipal “Criminalização da Juventude – do que estamos falando?” é uma realização do Centro de Prevenção à Criminalidade de Ipatinga, em parceria com a Prefeitura de Ipatinga, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Secretaria Municipal de Convivência Cidadã. As informações são da Agência Minas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui