Luana vai morar em Joinville, Santa Catarina, onde vai estudar por 8 anos. Escola do Teatro de Bolshoi é a única fora da Rússia em todo mundo.
Na ponta dos pés um talento nato, uma história de conquista que a jovem Luana Bittencourt, de 12 anos, tem construído em Caratinga, no Leste de Minas Gerais. A bailaria foi selecionada após disputar uma vaga com outras 150 bailarinas do Brasil, no mês de setembro, para o Teatro Bolshoi.
Na primeira etapa da disputa, Luana passou por três dias de testes. Primeiramente foi avaliada a musculatura, peso, altura, flexibilidade e postura, em seguida foram feitas avaliações específicas do ballet, como dança, musicalidade e ritmo. Por último, a jovem fez exames cognitivos de português e matemática; Luana passou em todos.
Luana sorri ao realizar um grande sonho (Foto: Arquivo pessoal)
A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é a única Escola fora de Moscou, na Rússia. Joinville foi a cidade escolhida para sediar o projeto de inclusão social de crianças e jovens. A Escola, que fica no Norte Santa Catarina, foi inaugurada no ano 2000.
Luana Bittencourt foi escolhida entre 700 meninas. A bolsa do Teatro também inclui todos os uniformes do espetáculo. A inscrição, para ocupar a vaga conquistada, está marcada para o dia 03 de novembro. Em fevereiro Luana vai morar com a avó, na cidade.
Um talento ritmado pelo incentivo
A bailarina clássica dança desde os cinco anos. A mãe, karina Bittencourt, diz que Luana impressionava os professores nos ensaios, e isso motivou a família a investir nas expectativas da menina.
“A professora de dança dela na escola me chamou e disse que a Luana tinha um talento especial, ela falou então sobre o Bolshoi, e me convidou para ir com ela no meio do ano”, diz Karina.
A professora de Luana, Kellyusqya Rodrigues, incentivou a aluna desde nova. Há oito anos ela vai para Joinville participar do festival de dança, e sempre leva algumas alunas do ballet. Com o talento da jovem bailarina, Kelly estimulou a menina a fazer os testes.
“Todo ano tem essa seletiva, eu já conhecia e estimulei a Luana a fazer. Como morei em Caratinga a vida toda e não tive essa oportunidade, fiquei muito feliz, porque esse sonho não é só dela, é meu e de todas as alunas da escola de ballet”, diz Kelly.
A felicidade de Luana não cabe nela. A estudante do 8º ano conta nos dedos os minutos para chegar em Joinville. Para a bailarina, essa é a chance de conhecer o mundo. A bolsa do Teatro de Bolshoi tem duração de oito anos, e, depois de formadas, as bailarinas podem estudar em qualquer escola de ballet do mundo.
“Estou doida pra chegar fevereiro e começar a estudar lá, é o meu sonho. Graças a minha professora que conseguiu me colocar nos testes. Espero mesmo rodar o mundo inteiro dançando e fazer a diferença na vida das pessoas. Minha rotina vai mudar muito, mas tudo vale a pena”, diz Luana.
(Inter TV dos Vales)