Equipe comandada pelo técnico Marcelo Oliveira jogou melhor e venceu por 1 a 0
Depois de três derrotas seguidas, o Cruzeiro voltou a jogar bem e venceu o Vitória, por 1 a 0, no Barradão, em Salvador, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time de Marcelo Oliveira dominou completamente a partida e, após muito tentar, foi recompensado no fim da partida. Dedé marcou o gol celeste.
Com o resultado, o clube celeste foi a 59 pontos e aumentou a vantagem na liderança. Na última rodada, a diferença para o Internacional, então segundo colocado, era de seis pontos. Com o fim da rodada, aumentou para sete pontos a vantagem. Agora, o São Paulo está na vice-liderança, com 52 pontos.
Na próxima rodada, o Cruzeiro enfrenta o Palmeiras, no Mineirão, quarta-feira, às 19h30. No mesmo dia, o Vitória, por sua vez, duela contra o Corinthians, na Arena Pantanal.
De cabeça, Dedé faz o único gol de Vitória x Cruzeiro – Foto: UOL/Reprodução vídeos
Deficiência nas finalizações
O Cruzeiro tocou a bola com propriedade e dominou os primeiros 45 minutos de jogo. Com mais volume de jogo, o time celeste conseguiu pressionar o Vitória. Faltou, contudo, mais precisão na finalização.
A primeira boa jogada ocorreu aos seis minutos. Alisson recebeu dentro da área, limpou o lance e bateu para a defesa de Wilson. Um minuto depois, Marcelo Moreno recebeu livre na entrada da área, mas chutou mascado para fora.
O único susto defensivo foi em um vacilo do zagueiro Dedé, que tentou recuar para o goleiro Fábio de cabeça. Dinei quase aproveitou a chance, mas o zagueiro celeste corrigiu a bobeada. Sem sucesso, o Vitória insistiu nas bolas cruzadas na área.
Os jogadores da Raposa reclamaram um pênalti em Everton Ribeiro. Aos 34 minutos, o armador invadiu a área, mas foi derrubado por Luis Gustavo. O árbitro Raphael Claus não assinalou irregularidade. O Cruzeiro ainda teve boas chances com Alisson, Lucas Silva e Marcelo Moreno.
“Estamos criando muito. Estamos chegando no gol toda hora, mas falta ter tranquilidade para marcar”, avaliou o meia Alisson, na saída de campo, no intervalo do primeiro tempo.
Recompensa no fim
O Cruzeiro seguiu melhor no segundo tempo. Pressionou o time baiano e criou boas oportunidades. Aos 13 minutos, o time de Marcelo Oliveira chegou a balançar as redes com Marquinhos, mas a arbitragem marcou erroneamente impedimento no início da jogada, quando Egídio recebeu lançamento e tocou para o ex-jogador do Vitória.
Aos 24 minutos outro lance polêmico. Após cobrança de falta para dentro da área, Henrique desviou de cabeça e mandou a bola para o fundo do gol. O assistente atrás do gol assinalou falta de Manoel em cima do goleiro Wilson.
O Vitória assustou nos contra-ataques. Aos 18 minutos, Dinei partiu para cima de Manoel, limpou a jogada, chutou de fora da área, mas Fábio fez boa defesa.
A vitória do Cruzeiro saiu no fim do jogo. Tão criticado nos últimos jogos, Dedé marcou de cabeça. Mayke dominou na direita e cruzou na medida para o defensor completar de cabeça.
Vitória 0 x 1 Cruzeiro
Vitória: Wilson; Nino, Roger Carvalho, Kadu e Juan (Mansur); Luiz Gustavo (William Henrique), Luís Aguiar (Marcos Júnior), Richarlyson, Marcinho e Edno; e Dinei
Técnico: Ney Franco
Cruzeiro: Fábio; Mayke, Dedé, Leo e Egídio; Henrique e Lucas Silva; Everton Ribeiro, Marquinhos e Alisson (Willian); Marcelo Moreno
Técnico: Marcelo Oliveira
Cartões Amarelos: Luiz Gustavo (Vitória) e Manoel (Cruzeiro)
Motivo: 29ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Estádio Barradão, em Salvador (BA)
Data: domingo, 19/10/2014, às 18h30
Árbitro: Raphael Claus – SP (aspirante ao quadro da Fifa)
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho – SP (FIFA) e Hernan Vani – SP (CBF)
Público: 19.617
(Fonte: Super Esportes)