Pesquisa Datafolha para a Presidência da República divulgada nesta quarta-feira (15) mostra o candidato do PSDB, Aécio Neves, e a petista, Dilma Rousseff, empatados tecnicamente na disputa pelo segundo turno, oscilando um ponto para baixo em comparação com o último resultado do instituto (feito entre 8 e 9 de outubro).
O levantamento mostra o tucano com 45% dos votos contra 43% da atual presidente, com margem de erro de dois pontos para mais ou para menos. Os votos brancos e nulos oscilaram para cima, somando 6%, mesmo porcentual dos que não souberam responder.
Já considerando apenas os votos válidos (desconsiderando os brancos e nulos), os números são idênticos a última pesquisa. Aécio Neves teria 51% e Dilma Rousseff, 49%. O Datafolha ouviu 9.081 eleitores entre a terça-feira (14) e a quarta-feira (15), num total de 366 municípios. O nível de confiança do levantamento é 95% e o registro do estudo no Tribunal Superior Eleitoral é BR 01098/2014.
Pesquisa Ibope
O empate técnico entre os candidatos Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) também foi apontado pela pesquisa Ibope, divulgada hoje (15), para o segundo turno das eleições presidenciais. De acordo com o instituto, Aécio Neves tem 45% das intenções de voto e Dilma, 43%. Brancos e nulos somam 7%. Os que não sabem ou não responderam, 5%.
Na pesquisa anterior, o tucano aparecia com 46%, enquanto a petista somava 44% das intenções de votos. A variação em relação ao levantamento divulgado nesta quarta-feira está dentro da margem de erro, que é de dois pontos para mais ou para menos.
Considerados os votos válidos, excluindo os votos brancos, nulos e indecisos, mesmo procedimento usado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial, Aécio tem 51% e Dilma, 49%. Os percentuais são iguais aos alcançados tanto na pesquisa passada como nas duas feitas pelo Instituto Datafolha neste segundo turno.
O levantamento do Ibope foi encomendado pela TV Globo. Foram entrevistados 3.010 eleitores, entre os dias 12 e 14 de outubro. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01097/2014.