Japonvar sofre com a pior seca de toda a sua história

0

O município de Japonvar, distante da capital mineira 528 km, está sofrendo com a pior seca de toda a sua história. O prefeito municipal já decretou estado de calamidade pública, más diante da situação alarmante, irá solicitar a prorrogação do decreto junto à coordenadoria de Defesa Civil, que divulgou dados informando que a falta de água é uma realidade em todos os municípios norte mineiro.

Segundo levantamentos da prefeitura municipal, quase todos os reservatórios de água na extensão rural da cidade, estão com os seus limites bem abaixo do suportado.

Atualmente dois caminhões-pipas estão trabalhando no abastecimento as comunidades rurais. Com o aumento das demandas, o prefeito Dino, solicitou a vinda de mais três caminhões-pipas do Exército Brasileiro, que chegarão ao município nos próximos dias, para ajudar a amenizar a situação caótica provocada pela estiagem prolongada que assola a região.

(Reunião com moradores da zona rural do município – Foto: Divulgação)

Recentemente o prefeito esteve reunido com moradores na sede da Associação Comunitária da Comunidade de Andu, tratando dentre outros assuntos, a crise de abastecimento de água na região.

Atendendo as solicitações dos moradores, já foram instaladas duas caixas d’água, com capacidade de 10 mil litros e o envio de dois caminhões-pipas, totalizando 60 mil litros do precioso liquido para a sobrevivência humana.

Em Melancias, a situação é preocupante com reservatórios e poços totalmente secos, Em Nova Minda, cerca de seiscentas famílias, já começam sofrer devido à diminuição do volume de água de seus reservatórios. O poço que abastece o distrito teve a sua capacidade de água diminuída em 40 por cento.

De acordo com os dados da Emater, nos últimos quatro anos, além das perdas de milhares de reses, que morreram de fome e sede, mais de 600 mil cabeças de gado saíram da região. Neste ano, as perdas nas lavouras foram superiores a 70%, atingindo em cheio os pequenos produtores, sustentados pela agricultura familiar.

(Reunião com moradores da zona rural do município – Foto: Divulgação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui