Aulas começarão a partir do primeiro semestre de 2015, em Salinas. 30 vagas estão sendo disponibilizadas.
O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) voltará a oferecer o curso de Tecnologia em Produção de Cachaça a partir do primeiro semestre do ano que vem. 15 das 30 vagas oferecidas serão preenchidas por meio do 1º Vestibular 2015, que está com inscrições até 31 de outubro na internet.
As aulas são são ministradas em Salinas (MG), município que tem tradição da produção de cachaça. O curso foi criado em 2005 é o único do Brasil. De acordo com o IFNMG os tecnólogos estão capacitados a atuar em todas as áreas da cadeia produtiva da cachaça de alambique, assegurando qualidade e produtividade com menor custo de produção, visando a sustentabilidade econômica, ambiental e social.
O coordenador, professor Oscar William Barbosa Fernandes, explica que a matriz curricular foi reformulada, objetivando deixar o curso mais prático e técnico. Além disso, a titulação do corpo docente melhorou, muitos professores têm doutorado, houve melhorias na estrutura física, especificamente em relação aos laboratórios e à fábrica de cachaça.
O coordenador também afirma que o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) aprovou um projeto pesquisa que envolve toda a cadeia produtiva da cachaça. (G1)