Derrotado por 3 a 1 fora de casa, Galo permanece na quarta colocação do Nacional
Sem Leonardo Silva, Guilherme e Diego Tardelli, o Atlético demonstrou muitas dificuldades para substituí-los neste sábado. Com muitas falhas defensivas e ineficiência na tentativa de chegar ao gol adversário, o Galo foi derrotado pelo Criciúma por 3 a 1, em Santa Catarina.
Apesar do revés, o time comandado por Levir Culpi permanece no G-4. Derrotado pelo São Paulo, que ocupa a terceira colocação, o Grêmio segue em quinto. Já o Fluminense, o sétimo, empatou com o Bahia e foi ultrapassado pelo Corinthians, que derrotou o Sport.
Na próxima quinta-feira, às 19h30, o Atlético enfrenta o Fluminense, no Maracanã. Já o Criciúma, que segue na zona de rebaixamento do Brasileirão, encara o Coritiba, fora de casa, na quarta-feira.
Três gols em 18 minutos
Logo aos 5 minutos, o Criciúma aproveitou escanteio para abrir o placar. Cléber Santana desviou no primeiro pau e o estreante Rafael Pereira complementou para o fundo do gol.
Não demorou para que o Atlético conseguisse o empate. Aos 12, Carlos tabelou com Jô, que devolveu de cabeça. Dentro da área, o jovem atacante bateu firme de canhota para igualar o marcador.
Porém, o Criciúma voltou à frente seis minutos depois. Cléber Santana enfiou bola para Souza, que, em posição irregular, finalizou na saída de Victor. O árbitro não assinalou o impedimento e os catarinenses puderam comemorar.
Depois do segundo gol do Criciúma, o Atlético não conseguiu reagir e passou a ser pressionado. Ainda assim, o Galo teve ótima chance para empatar no fim da etapa inicial. Em bola lançada para a área, o goleiro Bruno chegou antes de Carlos e rebateu. Dátolo pegou a sobra, mas chutou para fora.
Dátolo não conseguiu conduzir as jogadas de ataque do Galo e perdeu grande chance para balançar as redes – Foto: Vinicius Alexandre / Futura Press / Estado de Minas / Super Esportes
Domínio catarinense e ameaça de goleada
No segundo tempo, os catarinenses voltaram a comandar as ações. Primeiro, da entrada da área, Souza limpou a marcação de Edcarlos e colocou no canto, acertando a trave. O centroavante marcou o terceiro do Criciúma aos 17 minutos. Lucca lançou e Cléber Santana tentou encobrir Victor. Após desvio do goleiro do Galo, Souza, que vinha de trás, empurrou para as redes.
Com grande dificuldade para se organizar em campo, o Atlético passou a correr risco de ser goleado em Santa Catarina. Cléber Santana perdeu chance clara de frente para o gol e João Vitor mandou mais uma bola na trave.
Para diminuir a desvantagem, Levir Culpi acionou o banco de reservas e substituiu os dois volantes. Leandro Donizete e Josué foram substituídos por Pierre e André. O centroavante teve boa chance logo em sua primeira participação, mas o goleiro Bruno fez grande defesa. O Galo ainda ensaiou uma pressão, mas sem sucesso.
Criciúma 3 x 1 Atlético
Criciúma
Bruno; Eduardo (Luis Felipe), Joílson, Eduardo Alves e Giovanni; Rafael Pereira (Gualberto), João Vitor e Cléber Santana; Lucca, Roger Gaúcho (Bruno Lopes) e Souza. Técnico: Gilmar Dal Pozzo
Atlético
Victor; Marcos Rocha, Edcarlos, Jemerson e Douglas Santos; Josué (Pierre), Leandro Donizete (André), Luan e Dátolo; Carlos e Jô. Técnico: Levir Culpi
Gols: Rafael Pereira, aos 5; Carlos, aos 12; Souza, aos 18 do 1º tempo; Souza, aos 17 minutos do 2º tempo
Motivo: 26ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Heriberto Hulse, em Criciúma (SC)
Data: Sábado, 4 de outubro
Árbitro: Francisco Carlos do Nascimento (Fifa/AL)
Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva (Fifa/GO) e Bruno Raphael Pires (GO)
Cartões amarelos: Douglas Santos e Edcarlos (Atlético); Eduardo e Joilson (Criciúma)
(Fonte: Super Esportes)