Bomba submersível deverá minimizar o problema com abastecimento de água em Valadares

0

Bomba submersível terá capacidade para captar 300 litros por segundo. Nível do Rio Doce está 20 cm negativos em relação à régua do SAAE.

O problema de abastecimento de água em Governador Valadares, no Leste de Minas Gerais deve ser minimizado nos próximos dias. A afirmação é do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) que emitiu uma nota, na tarde desta quarta-feira (24), informando que nos próximos dias será instalada uma bomba submersível com capacidade para captar 300 litros por segundo.

O problema da falta de água, provocado pelo baixo nível do Rio Doce é causado em função da estiagem no Sudeste. “A bomba pode ser instalada no meio do Rio Doce, em uma parte mais profunda, o que facilita a captação para a Estação de Tratamento de Água (ETA) Central. A medida vem se somar a outras ações emergenciais como a dragagem de areia e a pequena barragem com sacos de areia no local da captação de água”, informou a nota do SAAE.

Até à tarde desta quarta-feira, o nível do Rio Doce estava 20 centímetros negativos em relação à régua do SAAE. A captação de água está em 800 litros por segundo, quando o normal para o abastecimento seriam 1.200 litros por segundo.

O SAAE continua pedindo a população para que economize água. Com a falta de chuva, a situação ainda é crítica e a pouca chuva que caiu no domingo (21) não foi suficiente para normalizar a captação e distribuição da água.

(Foto: Prefeitura Municipal de Valadares / Informações: G1)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui