Após quatro vitórias seguidas em casa, Galo tropeça diante da torcida e segue em 8º
O longo jejum de Jô, que acumula 19 jogos sem marcar gols, levou Levir Culpi a mudar o ataque do Atlético diante do Grêmio. Porém, a alteração não surtiu o efeito esperado e o Galo não conseguiu balançar as redes neste domingo. O empate sem gols com o Tricolor Gaúcho, no Independência, deixou o Galo mais distante das primeiras colocações.
No Horto, o time alvinegro chegou a superar o goleiro Marcelo Grohe, mas o árbitro anulou o gol de Luan, assinalando falta de Leonardo Silva em Barcos. Já mais próximo do apito final, com uma bola na trave, o zagueiro gremista Rhodolfo quase vazou a própria meta.
Sem balançar as redes pelo segundo jogo consecutivo, o Atlético soma agora 31 pontos, com cinco de distância para a zona de classificação para a Copa Libertadores. Na oitava colocação, o time comandado por Levir Culpi enfrentará o Goiás na quinta-feira, no Serra Dourada. Já o Grêmio, que havia vencido os quatro jogos anteriores, soma 35 pontos e está sem sexto. O próximo compromisso dos gaúchos será diante do Santos, em Porto Alegre.
Investidas de Tardelli não foram suficientes para superar a defesa do Grêmio – Foto: Alexandre Guzanshe/EM
Logo aos dois minutos, o Atlético tomou um susto. Giuliano recebeu por trás da zaga, em posição de impedimento não assinalado pela arbitragem, mas Victor salvou. A partir daí, o Galo dominou as ações. Luan teve duas oportunidades. Na primeira, Marcelo Grohe fez a defesa. Na outra, o chute de primeira saiu rente à trave.
Luan participou também da melhor chance do Atlético no primeiro tempo. Com passe preciso, ele acionou Carlos, que limpou o goleiro, mas, sem ângulo, chutou para fora.
No início do segundo tempo, o Atlético investiu em chutes de fora da área, com Dátolo e Carlos, ambos defendidos por Marcelo Grohe. A rede somente foi balançada aos 19 minutos, mas o gol alvinegro foi anulado. Dátolo cobrou falta para a área e Luan, de peixinho, mandou para o fundo da meta defendida gremista. Entretanto, o árbitro Jailson Macedo de Freitas assinalou falta de Leonardo Silva em Barcos.
O Atlético esteve perto de superar Marcelo Grohe ainda com uma ajuda do adversário. Após cruzamento de Dátolo, o zagueiro Rhodolfo cabeceou para trás e acertou a trave.
Para deixar o Galo mais próximo do gol adversário, Levir Culpi substituiu o volante Leandro Donizete pelo centroavante André. Entretanto, a pressão atleticana no fim não foi suficiente para garantir a vitória no Independência, onde o Galo havia vencido todos os quatro jogos anteriores.
Atlético 0 x 0 Grêmio
Atlético
Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Jemerson e Emerson Conceição; Claudinei e Leandro Donizete (André); Luan, Dátolo e Diego Tardelli; Carlos (Guilherme)
Técnico: Levir Culpi
Grêmio
Marcelo Grohe; Pará, Pedro Geromel, Rhodolfo e Zé Roberto; Ramiro, Matheus Biteco e Fellipe Bastos; Giuliano (Luan), Dudu (Fernandinho) e Barcos
Técnico: Luiz Felipe Scolari
Motivo: 21ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 14 de setembro (domingo)
Estádio: Independência
Árbitro: Jailson Macedo de Freitas (BA)
Assistentes: Alessandro A. Rocha de Matos (BA) e Adson Márcio Lopes Leal (BA)
Cartões amarelos: Marcos Rocha (Atlético); Ramiro e Zé Roberto (Grêmio)
(Fonte: Super Esportes)